Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Secretário-executivo do MCTI destaca capacidade científica e tecnológica do INT

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 18h50
A visita do secretário-executivo Leonidas Medeiros, começou com uma reunião com a diretora do INT, Iêda Caminha, às 8h da manhã. (Foto: Justo D'Avila/INT)
A visita do secretário-executivo Leonidas Medeiros, começou com uma reunião com a diretora do INT, Iêda Caminha, às 8h da manhã. (Foto: Justo D'Avila/INT)

Em visita ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT), nesta quinta-feira (17/12), o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, se mostrou impressionado com a atuação da unidade de pesquisa.

“Um dos motivos de eu vir ao INT é que ler sobre a capacidade da Instituição é uma coisa, mas estar aqui e ouvir dos pesquisadores e da sua diretora Iêda Caminha o que é feito e realizado amplia esse conhecimento.  Além da área científica e acadêmica de relevância, o que mais chama a atenção é a alegria com que os seus integrantes trabalham em sua linha de atuação, permeiando várias áreas tecnológicas. Este legado vem sendo  renovado a cada dia para a sociedade brasileira e queremos explorar ao máximo essa capacidade da Instituição” – destacou o secretário-executivo, que assumiu o cargo há menos de dois meses.
O secretário-executivo do MCTI observa os novos implantes ortopédicos que o  INT vem desenvolvendo em seu laboratório de Processamento e Caracterização de Materiais. (Foto: Justo D'Avila/INT)Recebido pela diretora do INT, ele participou de uma reunião com a Diretoria do INT, onde assistiu a uma apresentação sobre as áreas de competência, projetos e desafios da Instituição, que completará 100 anos em dezembro de 2021. Entre os destaques da apresentados por Iêda Caminha, estiveram o atendimento às empresas por meio da Unidade Embrapii e a nova estrutura organizacional do Instituto, que está permitindo estruturar novos programas em Bioeconomia, Saúde e Tecnologia Assistiva, incorporando novos recursos tecnológicos advindos da transformação digital, como manufatura aditiva e inteligência artificial.

A Diretoria do INT apresenta as ações e resultados da Unidade de Programa ao secretário-executivo Leonidas Medeiros. (Foto: Justo D'Avila/INT)
Participaram do encontro também os pesquisadores Marcia Oliveira, coordenadora de Tecnologia de Materiais e coordenador substituta de Tecnologia Química, e Maurício Monteiro, coordenador de Planejamento Tecnológico; além do coordenador-geral de Administração, Carlos Alberto Teixeira; do coordenador de Tecnologia da Informação, Estratégia e Qualidade, Ricardo Castro; e da chefe da Divisão de Integração Institucional, Thaís Medeiros.

No Laboratório de Catálise do INT, os pesquisadores do INT Maurício Monteiro, Iêda Caminha, Fábio Bellot, o major-brigadeiro Leonidas Medeiros e a pesquisadora Marcia Oliveira. (Foto: Justo D'Avila/INT)

Em seguida, o secretário, que é major-brigadeiro da aeronáutica, conheceu alguns dos laboratórios do Instituto, entre eles, o Laboratório de Catálise (LACAT), o Laboratório de Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais (LACPM), o Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (Cenano) e as obras do Laboratório de Tecnologia de Motores, com previsão de inauguração no próximo ano.
Acompanhado da diretora e pesquisadores do INT, o secretário-executivo Leonidas Medeiros visita as dependências do futuro Laboratório de Tecnologias de Motores. (Foto: Justo D'Avila/INT)

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.