Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto do INT é premiado no Brasil Design Award 2020

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 19h30

Capa de prótese recebe medalha de bronze em premiação de Design.
A Clipa, uma capa para próteses de perna desenvolvida pela área de Design de Produtos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), recebeu medalha de bronze na categoria Design de Impacto Positivo – subcategoria Inclusão e Diversidade – na 10ª edição do Brasil Design Award (BDA 2020). Liderado pelo designer Júlio Silva, coordenador do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI) do INT, o projeto do produto teve na equipe de designers também o tecnologista Marcos Garamvölgyi e os bolsistas Diego Costa,  Liliane Ribeiro, Shirley Santos e Guilherme Vasconcelos.clippa web900x600 dobrada

Compacta, leve, personalizável e de baixo custo, a Clipa muda a relação do usuário com a prótese, transformando a capa que protege o equipamento em um acessório que pode ser facilmente trocado e combinar com suas roupas ou mesmo com o humor do momento. O produto é composto por uma chapa flexível que se dobra ao redor do tubo da prótese, dando a esta o formato da perna.

 Aberta, na forma de chapa, as capas de prótese cabem em uma gaveta.   A capa Clippa montada sobre a prótese de perna, pronta para o uso.

“A fixação da Clipa é feita por dois clipes, que se prendem por pressão, formando na parte superior um ângulo que força a capa a assumir um formato mais orgânico, similar a uma panturrilha. O formato plano da chapa aberta, por sua vez, facilita guardar várias capas em uma mesma gaveta, ou mesmo transportá-las com facilidade em uma mala junto a outras peças de roupa” – explica o designer Diego Costa, que desenvolveu a ideia inicial e vários desses conceitos.
clippa web600x430 varios modelos“Os clipes são produzidos por injeção e a chapa pode ser fabricada por diversos processos, como fresagem, corte a laser ou estampo. Essa flexibilidade na confecção permite que o processo de fabricação se ajuste ao volume produzido, reduzindo o preço final do produto” – complementa o tecnologista Júlio Silva, coordenador do projeto.

Oferecido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abdesing), o Brasil Design Award é o maior prêmio de Design realizado no Brasil em nível nacional. A cerimônia de premiação desta edição do BDA 2020 aconteceu on-line, na noite da última quarta-feira (9/12).

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.