Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vídeos > Brasil e Alemanha assinam termo de compromisso para estimular a inovação no País
Início do conteúdo da página

Brasil e Alemanha assinam termo de compromisso para estimular a inovação no País

Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2012, 17h22

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, assinaram, terça-feira (10/01), um memorando de entendimento para apoiar a constituição da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Seis instituições brasileiras foram certificadas até o momento para atuar na Embrapii, das quais três já participam de projeto piloto: o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP), na área de bionanotecnologia; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI - RJ), na área de saúde e energia (gás/petróleo); e a Faculdade de Tecnologia do Senai- Bahia (Cimatec), na área de automação de manufatura.

As outras três são a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi- SC), na área de engenharia; a Incubadora de Empresas (Coppe/UFRJ - RJ), na área de tecnologia pré-sal; e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC - RS), no polo calçadista.

A Sociedade Fraunhoufer é apontada como a maior organização de pesquisa aplicada da Europa e exemplo de instituição de excelência na promoção da pesquisa e da inovação. Parceira do governo e do setor empresarial, a instituição, constituída por mais de 80 unidades de pesquisa na Alemanha, tem servido de modelo para a criação da Embrapii no Brasil.

Assista a matéria da WebTV do MCTI:

Fim do conteúdo da página