Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vídeos > Burocracia x Ciência 3-4
Início do conteúdo da página

Burocracia x Ciência 3-4

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 13h50

Entrevista do Coordenandor Geral Regional do INT, Carlos Alberto Marques Teixeira, ao programa Tome Ciência, na TV Alerj (canal 12 da Net), no dia 29 de setembro de 2011.

Apresentado pelo jornalista André Motta Lima, o programa conta com a participação de um Conselho Científico integrado pelas entidades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, permitindo que cientistas de várias especialidades debatam temas da atualidade.

Sinopse: "Um exemplo de dificuldades burocráticas que quase impediu o Brasil de desenvolver a primeira linhagem de células tronco nacionais: um líquido especial, que vem do Canadá e precisa ser conservado numa temperatura de menos 73 graus, ficou retido em pleno calor da Alfândega do Rio, obrigando os cientistas a fazerem um revezamento durante dias para levar gelo seco para preservar o produto até conseguir liberar a importação. Sem esse líquido, o “emitízer”, era impossível desenvolver as pesquisas. Neste caso os pesquisadores acabaram encontrando uma solução criativa ao criar uma nova substância Esensível, o “mêizer”, que custou um quarto do preço da substância importada. Mas nem sempre é assim neste jogo entre burocracia e ciência: pesquisadores narram casos de aparelhos danificados, amostras congeladas derretidas e dificuldades de contratação de pessoal, entre muitos outros. Por isso eles defendem mudanças na burocracia que atravanca o progresso da ciência."

Assista ao vídeo Parte 3:

Fim do conteúdo da página