Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Almofada de treino para esportes de contato

Baixar (pdf, 696 KB)

10_SolucoesTecnologicas.pdf

Almofada de treino para esportes de contato

SolucaoTecnologica Almofada 01

 

SolucaoTecnologica Almofada selo

Fixada ao braço por um sistema de pega hexagonal, esta almofada para treino de esportes de contato teve sua tecnologia desenvolvida pela Divisão de Desenho Industrial (DIDIN) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). 

O modelo de utilidade melhora a eficiência e o manuseio deste equipamento de proteção e treinamento usado em esportes de contato, como o rúgbi e o futebol americano, e artes marciais, como karatê, taekwondo, muay thai e kung fu.

SOLUÇÃO 

O sistema de pega hexagonal dá ao treinador ou atleta que manuseia a almofada alternativas para segurar a alça com uma empunhadura estável em diferentes posições. O braço pode se encaixar na posição horizontal, vertical ou inclinada em quatro diferentes ângulos. SolucaoTecnologica Almofada 02

Os espaços entre as alças e o corpo da almofada possuem dois tamanhos, diferentemente dos modelos convencionais. Isso permite seu uso por esportistas com diversas medidas corporais, sem a perda da estabilidade da almofada.

MERCADO 

Pesquisa de opinião feita pela consultoria Deloitte, ainda em 2011, mostrou que o rúgbi e as artes marciais eram os esportes que mais cresciam no Brasil. Hoje o rúgbi, incluído nas olimpíadas em sua versão seven, já tem mais de 11 mil atletas federados e 60 mil praticantes, em todos os estados brasileiros.   

O futebol americano, por sua vez, popularizou-se muito no Brasil. Em 2015, uma enquete na página do Ministério do Esporte no Facebook escolheu este como o esporte do verão. Dados da emissora ESPN registraram que a audiência do futebol americano cresceu 800% entre 2013 e 2016. A transmissão da final do campeonato dos EUA, o Super Bowl, em 2016 alcançou 62% dos televisores ligados em canais de esporte na TV por assinatura no horário do evento, conforme dados do Ibope. 

Em esportes onde o impacto por colisões é parte fundamental da estratégia, assim como nas artes marciais que precisam aprimorar a força dos golpes de ataque, a almofada de treino é um equipamento fundamental e com grande potencial de mercado. 

OPORTUNIDADE 

SolucaoTecnologica Almofada 03Tecnologia disponível para transferência imediata para empresas interessadas em fabricar o produto. 

Registrada no INPI com o título "Almofada de treino para esportes de contato com sistema de pega hexagonal", tem pedido de patente depositado pelo INT, em 11/04/2012, com o número BR 20 2012 008467 3. 

Contate agora o INT para saber como licenciar a fabricação. 

VANTAGENS 

- Permitir o emprego de uma ou ambas as mãos simultaneamente. 

- Facilidade de uso por canhotos e destros. 

- A almofada ajuda o esportista a ter mais estabilidade, independentemente do seu tamanho corporal e de diferentes espessuras de braços. 

- Sistema de pegas facilita alternar rapidamente a almofada em diversas direções e ângulos. 

- Tamanho apropriado para cobrir inclusive impactos de corpo inteiro. 

- Formato com maior profundidade na parte superior evita choques na cabeça dos usuários.

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA 

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) tem uma atuação estratégica voltada para a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Sediado no Rio de Janeiro, possui 20 laboratórios com moderna infraestrutura e grupos de pesquisa considerados de excelência, nacional e internacionalmente. 

Atualmente, o INT mantém estreita parceria com as empresas, oferecendo serviços técnicos especializados, certificando produtos e disseminando soluções tecnológicas inovadoras. Para viabilizar as transferências de tecnologia, o INT dispõe de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que está pronto para atender a sua empresa. 

 
CONTATO 

DIVISÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Av. Venezuela, 82 – Saúde – 20081-312
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Tel: (21) 2123-1196
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
www.int.gov.br 

SolucaoTecnologica Almofada marcas

Fim do conteúdo da página