Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o Instituto Nacional de Tecnologia – INT e ações no âmbito de sua competência.

1) Quando foi fundado o Instituto Nacional de Tecnologia?

O INT foi fundando em 28 de dezembro de 1921.

2) Qual contribuição do INT para o desenvolvimento tecnológico brasileiro?

Foi pioneiro em tecnologias de uso do álcool como combustível para veículos, regulamentação metrológica, estudos de óleos vegetais como combustível, estudos de processos para utilização de carvão vegetal na siderurgia e serviço de informações tecnológicas para atendimento ao setor empresarial.

3) Quantos laboratórios o INT possui?

O INT possui uma infraestrutura física que inclui 19 laboratórios, sendo 5 acreditados pelo INMETRO. Possui também um Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (CENANO).

4) Quais são as áreas de competência?

A competência técnica do INT se distribui nas seguintes especializações: Certificação de Produtos, Catálise e Processos Químicos, Corrosão e Degradação, Desenho Industrial, Energia, Engenharia de Avaliações e de Produção, Ensaios em Materiais e Produtos, Inovação Tecnológica, Processamento e Caracterização de Materiais e Química Analítica.

5) Qual a relação entre o Instituto e a Embrapii?

O INT juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI/Cimatec), da Bahia, é responsável pelo atendimento piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Criada para desenvolver projetos de inovação tecnológica para as empresas nacionais, a Embrapii tem o INT como responsável por esse serviço nas áreas ligadas a Saúde e Energia.

6) Qual a missão do INT?

Participar do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio da pesquisa tecnológica, da transferência do conhecimento e da promoção da inovação.

7) Qual a visão de futuro do INT?

Ser reconhecido como referência nacional até 2021 em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a inovação.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página