Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Sistema da Qualidade da área de Inovação do INT é apresentado no FestQuali

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 16h27

2019 11 14 FestQuali palestra ArnaldoGaio2

Profissionais, empresas e organizações de todo o país ligados às áreas de gestão da Qualidade e da Inovação se reuniram entre os dias 11 e 14 de novembro, no FestQuali – Festival da Qualidade e Inovação, realizado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que sediou o pré-lançamento do evento no Rio de Janeiro em 8 de outubro, esteve presente neste evento principal representado pelo tecnologista Arnaldo Gaio, chefe da Divisão de Gestão da Qualidade (DIGEQ). Ele apresentou a palestra Sistema de Gestão da Qualidade para Proteção e Transferência de Tecnologia: o caso do INT, relatando os detalhes da implementação desse sistema na Divisão de Inovação Tecnológica (DINTE), com base na ISO 9001/2015.

Em sua primeira edição, o FestQuali discutiu questões como Metrologia, Cenário da Qualidade no Brasil, Compliance, Gestão da Inovação, Design Thinking, ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 17025 (Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração), ISO 37001 (antissuborno), ISO 27001 (segurança da informação), LGPD (nova Lei Geral da Proteção de Dados), Filosofia de excelência, ISO 56002 (Sistemas de gestão da inovação), modelos de excelência, gestão por processos, Qualidade na área de Saúde, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Big Data, dentre outros. Ao todo, foram mais de 100 palestras, em cinco espaços diferentes, além de ambientes de interação entre os participantes.

Um dos diferenciais do FestQuali também foi a implementação da ISO 20121, de eventos sustentáveis, seguindo essas normas para minimizar o impacto do evento sobre o ambiente, incluindo consumo de água, energia e produção de resíduos sólidos.

Fim do conteúdo da página