Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

INT celebra Dia do Meio Ambiente com foco na sustentabilidade

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 09h53


Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) reafirma o seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável. O tema permeia os objetivos e ações do INT em diversos níveis. Conforme definido no Plano Diretor da Unidade (PDU 2017-2022), o Instituto se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS 2015–2030). Tendo como foco o consumo consciente e a crescente demanda por produtos sustentáveis, o INT norteia iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para um cenário onde a Ciência e a Tecnologia se direcionam à sustentabilidade.

 

Unidade Embrapii INT

Entre as ações neste sentido, por meio da Unidade Embrapii INT, o Instituto tem concretizado transferências de tecnologia com viés sustentável para empresas. É o caso das formulações de “plásticos verdes” (polietilenos PELBD, PEDB e PEAD) a partir de óleos amazônicos para a produção de filmes extrusados ou soprados, desenvolvidas junto à Mega Pack Plásticos S.A. Com a Global Saúde Brasil, empresa brasileira de biotecnologia integrante da Sustainable Community Development, a Unidade Embrapii INT desenvolveu um processo otimizado de biodigestão e outras gerações de valor no processo de tratamento da vinhaça utilizando a tecnologia do consórcio probiótico TCP. Já com a Suzano Papel e Celulose S.A., a Unidade INT tem desenvolvido carvões ativados a partir de diferentes biomassas, no intuito de substituir importações desse produto essencial à remoção de impurezas da água.

As ações de pesquisa se estendem a iniciativas em várias áreas do Instituto, abordando temas como aproveitamento de resíduos agroindustriais, eficiência energética, biocombustíveis, ecodesign, novos materiais e química verde, entre outros.


Comissão de Sustentabilidade

O comprometimento com o meio ambiente também está presente nas ações de gestão do INT. Um dos instrumentos implementados é o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) alinhado ao Planejamento Estratégico do Instituto. Em fevereiro deste ano, como resultado desse trabalho coordenado pela Comissão de Sustentabilidade, o Instituto aderiu à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). O Programa A3P é sistematizado em seis eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores para a sustentabilidade; Compras públicas sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão adequada de resíduos gerados.

A adoção da A3P demonstra o compromisso do órgão com a gestão pública sustentável e com a preservação do Meio Ambiente. As iniciativas da Comissão de Sustentabilidade do INT também se articulam com o entorno por meio da Rede de Sustentabilidade ReciclaPortoRio, que, sob liderança do Instituto, agrega instituições Públicas Federais localizadas na Região Portuária do Rio de Janeiro.


Certificação de Orgânicos

Outra linha de atuação do Instituto Nacional de Tecnologia que está intimamente ligada ao Meio Ambiente é a certificação de produtos orgânicos: uma demanda crescente do consumo consciente e dos produtores por sistema produtivo ambientalmente sustentável. Realizada por meio de auditoria pela Divisão de Certificação de Produtos (OCP 023), a certificação se baseia em exigências como a ausência do uso de defensivos agrícolas e fertilizantes químicos, o descarte de subprodutos, o licenciamento ambiental e vários outros aspectos que compõem o sistema orgânico de produção, incluindo relações com o meio ambiente e as pessoas envolvidas na produção. Para realizar essa função, o INT é credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e acreditado pelo Inmetro, certificando orgânicos nas áreas de produção primária vegetal, produção primária animal e de processamento, armazenamento e transporte de produtos orgânicos vegetais.

Fim do conteúdo da página