Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Em versão virtual, 9º ENICTI surpreende pela participação

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 19h00
imagem sem descrição.

Reunindo bolsistas, orientadores, avaliadores e convidados externos, pesquisadores e colaboradores em uma plataforma virtual, a nona edição do  Encontro de Iniciação Científica, Tecnológica e à Inovação (ENICTI) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) contou com grande participação. Com público em torno de 80 pessoas por dia, o 9º ENICTI, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, superou a média do evento presencial, realizado anualmente no auditório do INT.

O Encontro também surpreendeu os organizadores pelo empenho dos 21 bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) do CNPq atuantes no INT. Com algumas limitações para cumprir etapas de pesquisa realizadas nos laboratórios, que estiveram fechados desde o início da pandemia, os bolsistas se empenharam em pesquisas à literatura científica, na avaliação dos dados obtidos anteriormente e na elaboração de suas apresentações.

"Em sua versão WEB, o 9°ENICTI foi resultado do empenho e da colaboração de muitas pessoas de algumas áreas para que pudéssemos cumprir minimamente os requisitos relativos as bolsas PIBIC e PIBITI concedidas ao INT. O que vimos foi uma união de esforços que resultou em evento prestigiado pela alta Direção, por colegas de Instituição, pesquisadores de outras Instituições e convidados, o que nos fez constatar, que em um momento absolutamente atípico, fomos capazes de fazer mais do que imaginamos poder” – destaca a coordenadora dos Programas PIBIC/PIBITI do INT, Valéria Gonçalves Costa, da Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais (DIPCM).

 

Abertura: palestrante convidado

 

O professor Aldo Zerbin proferiu a palestra de abertura do 9º ENICTI. Ao lado, a coordenadora do evento, Valeria Costa e o diretor do INT, Fernando Rizzo, que também participaram da abertura do ENICTI.

A versão virtual do Encontro também trouxe a possibilidade de contar com a palestra de abertura feita por um professor de outro estado. Líder do Grupo de Química de Materiais e professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo Jose G. Zarbin falou sobre "As revolucionárias nanoestruturas do carbono e suas diferentes aplicações", abordando a pesquisa com nanotubos de grafeno e grafite, que tem se revelado como um dos materiais mais promissores hoje estudados. Com propriedades elétricas e mecânicas muito versáteis, os nanotubos de carbono são condutores e semicondutores, tendo vasta aplicação em circuitos micro e nano-eletrônicos. Além disso, dependendo da quantidade de lâminas de moléculas, podem adquirir novas funções, como materiais muito leves e resistentes para produtos esportivos, veículos e uma série de outras aplicações.

 

Apresentações e resultados

 

As apresentações de trabalhos dos bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) CNPq/INT aconteceram nos dias 15 e 16 de julho. Cada participante, teve 10 minutos para se apresentar e mais 5 minutos de arguição. A banca avaliadora foi composta pelos professores da Universidade Federal Fluminense, Kátia Gomes de Lima Araújo – da Faculdade de Farmácia (FF/UFF) – e Márcia Cristina da Cunha Veloso  e Vinícius Rangel Campos, do Instituto de Química (IQ/UFF). Os professores avaliadores destacaram o bom desempenho dos alunos e a qualidade dos trabalhos apresentados.

 

Fim do conteúdo da página