Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisadora do INT integra edição especial de revista sobre "Mulheres da Catálise"

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h05

ChemCatChem

A revista ChemCatChem, referência internacional na área de Catálise Química, publicou uma edição especial “Women of Catalysis”, onde comemora as realizações de grupos de pesquisa liderados por mulheres nesta área de estudo.

Dentre as pesquisadoras contempladas com este reconhecimento está a engenheira química Lucia Gorenstin Appel, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Ela participa da edição com um artigo voltado para a obtenção, a partir do etanol, do intermediário químico isobuteno, usado na geração de produtos como polímeros, antioxidantes e aditivos para gasolina.

O trabalho trata do emprego de catalisadores a base de óxido de indio e zircônia para obtenção do isobuteno em uma única etapa reacional .

Mulheres de destaque

Ao todo, a revista ChemCatChem selecionou 70 mulheres para o destaque desta publicação, sendo apenas duas brasileiras: Lucia Appel, da Divisão de Catálise e Processos Químicos do INT, e Liane Rossi, do Instituto de Química da USP.

Segundo os editores, a ideia da edição especial é destacar a abrangência e a profundidade das melhores pesquisas desenvolvidas por mulheres, aumentando sua visibilidade na comunidade mais ampla de catálise. 

“A edição especial Women of Catalysis visa também ajudar o aumento da representação feminina em listas de oradores convidados, conselhos de conferências e editoriais e como líderes em consórcios de pesquisa” – destaca o editorial da revista ChemCatChem.

Fim do conteúdo da página