Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

TERÇA TECNOLÓGICA: Enzimas trazem possibilidade para produção de ésteres

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h18

2019 05 24 ronaldo rodrigues amanda oliveira 11 w

Conhecidos pelo aroma agradável e presentes em frutas e em óleos essenciais de diversas plantas, os ésteres são substâncias muito usadas industrialmente na formulação de cosméticos, produtos de limpeza, alimentos, fármacos, revestimentos, lubrificantes, biodiesel, dentre outros produtos. Os processos convencionais de produção, no entanto, requerem altas temperaturas e usam ácidos fortes como catalisadores, que, além de corrosivos, geram resíduos tóxicos ao meio ambiente. As condições agressivas de produção afetam a qualidade dos ésteres, uma questão delicada para produtos que serão ingeridos ou entrarão em contato com a pele, que não podem apresentar contaminações ou resíduos.

Neste contexto, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) pesquisa uma forma alternativa para produzir ésteres: a síntese enzimática. As enzimas são capazes de acelerar as reações químicas, em temperaturas bem menores que as usadas pela indústria com catalisadores ácidos, quase sem gerar resíduos, obtendo produtos isentos de contaminações e mais seguros. É esse tema que o pesquisador Ronaldo Rodrigues de Sousa, do Laboratório de Biocatálise (Labic) do INT, vem desenvolvendo e apresentará na próxima TERÇA TENOLÓGICA, no dia 25 de junho, às 14h30, no auditório do Instituto.

Graduado em Engenharia Industrial Química pela Universidade de São Paulo (USP), Ronaldo Rodrigues é mestre em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência nas indústrias do petróleo e de vernizes e é tecnologista do INT desde 2009, onde inicialmente atuou na área de avaliação da qualidade de produtos médicos e hospitalares, alimentos orgânicos e bebidas. Em 2017, passou a desenvolver pesquisas no Labic sobre síntese enzimática de especialidades químicas e sobre biocombustíveis.

Serviço:

Terças Tecnológicas - 2019

Tema: Síntese enzimática de ésteres: perspectivas e potencialidades

Palestrantes: Ronaldo Rodrigues de Sousa (tecnologista da Divisão de Catálise e Processos Químicos/Laboratório de Biocatálise do INT)

 Data: 25 de junho

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia

           (Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e instituição.

Os inscritos receberão certificado de participação.

Fim do conteúdo da página