Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Workshop compartilha ações e projetos da Rede ReciclaPorto Rio
Início do conteúdo da página
Notícias

Workshop compartilha ações e projetos da Rede ReciclaPorto Rio

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 11h45

2019 06 05 workshop reciclaporto foto justo davila Web1 abertura

Marcando a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, ontem (5/06), foi realizado, no auditório do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o 1º Workshop da Rede ReciclaPorto Rio. Com o tema “Boas práticas sustentáveis na gestão pública”, o evento reuniu experiências desta rede, que agrega ações conjuntas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental de seis Instituições Federais localizadas na Região Portuária do Rio de Janeiro.

“O workshop fez com que aprofundássemos o conhecimento das atividades já realizadas e planejássemos ações futuras. Surgiu, por exemplo, a possibilidade de criação conjunta de hortas urbanas na Região Portuária e nas Instituições da ReciclaPorto Rio, e avançamos nos entendimentos para estruturação da chamada pública para habilitação de cooperativas para coleta seletiva solidária compartilhada” – relata Maria Carolina Santos, presidente da Comissão de Logística Sustentável do INT, que coordena a Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio.

Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (SFA-RJ) e Tribunal Regional Federal - 2ª Região (TRF2) e INT compõem a rede, oficializada no último dia 16 de abril por meio de convênio de cooperação técnica. O evento contou ainda com a presença de representante da Justiça Federal, sendo que a Rede ReciclaPorto Rio pode agregar outros órgãos públicos também instalados na região, mediante aprovação do Comitê Interinstitucional.

A abertura do Workshop foi feita pela diretora substituta do INT, Iêda Caminha, que ressaltou a importância da rede ReciclaPorto para consolidação das ações sustentáveis na região. A mesa de abertura foi composta também pelo superintendente da SFA-RJ, Gilberto Alencar Belo; pela superintendente substituta da FUNASA, Leila Araújo Pereira; pela superintendente de Meio Ambiente da CDRJ, Handley de Abreu Correa; pelo coordenador de Gestão Socioambiental do TRF2, Edson Mouta; e pela chefe da Divisão Médica do HFSE, Elba Ramos Ribeiro.

Em seguida, foi iniciado o painel com as iniciativas sustentáveis das Instituições participantes. Foram apresentados os temas Saúde nos Portos, por Ana Claudia Alves Viana (CDRJ); Gerenciamento de Resíduos, por Cleonice do Nascimento Neves (HFSE); A Comunicação nas ações do INT Sustentável, por Maria Carolina Santos (INT); Visão da Saúde na FUNASA no Rio de Janeiro, José Roberto de Castro Gonçalves (FUNASA); Hortas Urbanas, por Celso Merola Junger (SFARJ); e Ferramenta colaborativa Mediawiki, por Carlos Eduardo dos Santos Nunes (TRF2).

O encerramento foi feito por Maria Carolina Santos, apresentando as próximas ações da Rede ReciclaPorto Rio.

2019 06 05 workshop reciclaporto foto justo davila Web grupo

Fim do conteúdo da página