Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

INT participa de evento voltado à produção mais limpa de cerâmica no Uruguai

Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 16h30

2019 05 14 Agusto evento ceramica Uruguai WEB

Visando a troca de experiências para favorecer a redução de poluentes na produção de cerâmica vermelha, o governo do Uruguai, por meio dos seus ministérios da Indústria, Energia e Minas e do Trabalho e Seguridade Social, promovem de hoje (14) até sexta-feira (17), o evento Producción más Limpia y formalización de ladrilleras artesanales en Uruguay. Sediado pela Câmara Comercial Industrial Agrária do município de Pando, na Zona Metropolitana de Montevidéu, o encontro reúne produtores locais de tijolos artesanais, representantes de instituições envolvidas com o setor e peritos internacionais no âmbito da Rede Latino-Americana de Políticas Públicas Regionais para Produção Mais Limpa de Cerâmicas Vermelhas (PAN LAC).

O Brasil está representado no encontro pelo tecnologista Joaquim Augusto Rodrigues, da Divisão de Energia (DIENE), que apresentou hoje a palestra “Boas práticas na produção de tijolos: fornos com potencial de replicabilidade na região”. Ele mostrou opções de fornos capazes de aprimorar a produção, a qualidade dos produtos e, sobretudo, reduzir as emissões de poluentes climáticos.

Melhorias tecnológicas como estas e outras compartilhadas no evento apontam para uma transformação demandada pelo setor de produção artesanal de tijolos e cerâmicas, cujos processos ainda são causadores de grande impacto ambiental, além de envolverem condições inadequadas de trabalho e produtos de baixa qualidade.

Fim do conteúdo da página