Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Workshop reúne pesquisas inovadoras na área de catálise

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 15h19

Convite 9 workshop DICAP 2019 V2W

Pesquisas inovadoras destinadas aos setores energético e químico serão apresentadas e discutidas nos dias 16 e 17 de abril, no 9º Workshop da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DICAP) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC), no Rio de Janeiro. Com foco no desenvolvimento de novos processos e utilização de diferentes matérias-primas, principalmente renováveis e biomassas, o evento reúne trabalhos de pesquisadores do Instituto e bolsistas de diferentes agências de fomento com destaque para o CNPq por meio seu Programa de Capacitação Institucional (PCI). As discussões do Workshop serão enriquecidas por palestrantes convidados do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (IQ/UFF), da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras).

Referência na área de Catálise no Brasil há 34 anos, a DICAP/INT concentra pesquisas alinhadas aos programas estratégicos governamentais e voltadas à inovação nas empresas. Contando com ampla e moderna infraestrutura laboratorial, a Divisão concentra inúmeras contribuições técnicas e científicas, com artigos em revistas internacionais de elevado fator de impacto, participações nos mais importantes congressos da área e diversas patentes voltadas a minimizar impactos ambientais e estabelecer processos sustentáveis.

Nesta 9ª edição, o Workshop DICAP conta com apoio das empresas Nova Analítica e Avaco.


Confira a programação completa do evento:

16 de maio, quinta-feira

9h – Abertura, com Fernando Rizzo, diretor do INT; Marco Fraga, coordenador de Tecnologias Aplicadas; Alexandre Gaspar, chefe da DICAP e Paulo Gustavo Pries de Oliveira, pesquisador do INT, organizador do evento.

9h30 – PalestraPirólise lenta, uma alternativa para resíduos de biomassas, domésticos e industriais – Produção de carvão, óleo e gás”, com Gilberto Alves Romeiro, professor do IQ/UFF, e mediação de Alexandre Barros Gaspar, chefe da DICAP/INT.

10h15 – Coffee Break

10h40 – Sessão 1 (mediação: Simone de Jesus Canhaci, pesquisadora pós-Doc INT)

  • “Oxidação do cicloexeno a ácido adípico empregando polioxometalatos do tipo Keggin e H2O2 como agente oxidante”, com João Carlos Serpa Soares, Bolsista, DSc e ex-bolsista PCI do INT.
  • Desidrogenação oxidativa do propano (ODH): Desenvolvimento de catalisadores contendo espécies V-Mg-O suportadas em carvão ativado da palha da cana e açúcar”, com Gilliani Peixoto Miranda, MSc, bolsista PCI.
  • Caracterização de catalisadores por difração de raios X: análise em alta temperatura, baixo ângulo e ângulo rasante”, com Isadora Pereira Paulo da Silva, engenheira química, bolsista PCI.
  • Partículas de cobre com controle de exposição de facetas para a Catálise”, com Andréa Maria Duarte de Farias, DSc, chefe do Laboratório de Catálise do INT.

12h – Almoço livre

14h – Palestra “Desafios em Catálise num cenário de transição energética”, com José Luis Zotin, químico de petróleo sênior do CENPES / Petrobras, e mediação de Paulo Gustavo Pries de Oliveira, pesquisador do INT.

14h45 – Sessão 2 (mediação: Raimundo Crisóstomo Rabelo Neto, DSc, bolsista PCI do INT)

  • Dois mecanismos para a síntese de ácido acético a partir de etanol e água”, com Guilherme Goulart Gonzalez, MSc, bolsista DSc.
  • Nanoparticulas de Ni embebidas em CeO2 como catalisadores estáveis para a reforma do metano com CO2”, com André Luiz Alvarenga Marinho, MSc, bolsista PCI.
  • “Manufatura Aditiva e sua aplicação para a síntese de catalisadores 3D”, com Clarissa Perdomo Rodrigues, Dsc, pesquisadora do INT,chefe do Laboratório de Catálise Combinatorial do INT..

17 de maio, sexta-feira

9h30 – PalestraSistemas Integrados de Bioprodução e a sua relação com a Química Sustentável”, com Maria Alice Z. Coelho, professora da EQ/UFRJ, e mediação de Viridiana Santana Ferreira-Leitão, chefe do Laboratório de Biocatálise do INT.

10h15 – Sessão 3 (mediação: Marina Cristina Tomasini, bolsista visitante do INT)

  • “Síntese enzimática de ésteres: uma abordagem diferenciada”, com Ronaldo Rodrigues de Sousa, MSc, pesquisador do INT.
  • Caracterização e atividade biológica de proantocianidinas da semente de açaí”, com Gabriel Rocha Martins, DSc, bolsista PCI.
  • Catalytic valorization of xylose to furfuryl alcohol on zeolites”, com Tiago Lima Coelho, DSc, Ex-bolsista PCI.

11h15 – Encerramento, com Alexandre Barros Gaspar, chefe da DICAP/INT

Fim do conteúdo da página