Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Parceria em vista: equipe da SECTI visita o INT

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 14h39

Dando continuidade à reunião ocorrida no dia 25 de fevereiro, no Núcleo de Inteligência Tecnológica (NIT) da Secretaria de Estado de Ciência,Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado do Rio de Janeiro, a equipe da Subsecretaria de Captação de Recursos e Projetos (Subcapp), representada pela subsecretária Luana Abreu Lourenço e parte de seus integrantes, estiveram no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na última sexta-feira (29/03). Recebidos pela diretora substituta Iêda Caminha, o grupo veio conhecer as instalações do INT, que é um dos órgãos que fazem parte do arranjo do NIT da SECTI, e conversar sobre a possibilidade de firmar uma cooperação técnica com o objetivo de fomentar a inovação, a geração de empregos e de renda para a população do Estado do Rio de Janeiro.

2019 03 29 visita subcapp amanda oliveira 27 w

A subsecretária Luana Lourenço falou sobre o trabalho da Subcapp e a razão desta reunião. “A nossa subsecretaria nasceu com o intuito de captar projetos que tenham um impacto social, que façam a diferença na vida das pessoas. É cada vez maior a necessidade de se aplicar pesquisas científicas às necessidades do mercado e, consequentemente, da população fluminense. E para isto temos que começar por algum ponto. Enquanto Governo, precisamos saber articular. Não dá para cada um pensar em inovação do seu jeito e fazer da sua maneira. Dentro deste esforço, é muito importante dialogar com todos os envolvidos, firmar parcerias. Como o INT tem um histórico de apoiar a inovação, naturalmente, tínhamos que vir aqui hoje. Para estreitar estes laços”, afirmou.

Iêda Caminha, diretora substituta do INT, se mostrou otimista com os desdobramentos da conversa. “Fomos uma das primeiras instituições do Brasil a estabelecer uma área de inovação. O nosso corpo técnico tem bastante experiência. Além disto, a nossa instituição acredita em parcerias, seja com o Governo do Estado ou o Federal. Logo, a possibilidade de estabelecermos uma parceria tanto para a realização de projetos, como para a capacitação, nos interessa. E como já trabalhamos com a UERJ, identificando as ações que podemos realizar, estamos totalmente abertos a uma parceria com a SECTI. E aí o caminho seria estipular um plano de trabalho e assinar um acordo de cooperação técnica”, disse.

Já a diretora de operação da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Paula Gonzaga, destacou a força da SECTI em uma futura parceria. “Enquanto órgão estatal, a Secretaria tem um poder enorme de articulação. E é importante valorizarmos isto, porque é o que está faltando hoje”, resumiu.

Uma visita para conhecer os laboratórios do INT está na programação da SECTI. A equipe informou que o planejamento é trazer o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, para conhecer a estrutura do Instituto, que pode contribuir bastante para o desenvolvimento e o crescimento do ecossistema fluminense.

Fim do conteúdo da página