Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Etanol de segunda geração é tema de encontro internacional no Brasil
Início do conteúdo da página
Notícias

Certificação do INT inova com QR Code

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 10h18

QR Code DICER

Na qualidade de Organismo de Certificação de Produtos (OCP 023), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) realiza auditorias e coletas de amostras em fábricas no Brasil e no exterior. Durante uma dessas atividades, o INT implementou uma inovação no processo. Trata-se da aplicação de um QR Code no lacre das amostras dos produtos coletados. A medida permite aos técnicos dos laboratórios onde são realizados ensaios para a certificação um rápido acesso ao telefone e e-mail do OCP 023, em caso de violação do lacre.

A coleta de amostras que inaugurou o novo recurso aconteceu em janeiro, sendo conduzidas pela chefe da Divisão de Certificação do Instituto, Rosana Carvalho Esteves. Ela relata que tanto o cliente, um importador, quanto os responsáveis pela fábrica no país de origem, checaram o QR Code em seus próprios celulares, que remeteram à informação correspondente no site do INT, em português e em inglês.

“A novidade agradou, avaliaram que o uso do recurso representa avanço, modernidade e inovação no processo”, conta a gerente. Foi a 1ª vez que o Instituto usou esta solução, não havendo notícia de já ter sido adotada por outro OCP.

“Além de facilitar a comunicação em caso de violação do lacre, o QR Code remete a uma página hospedada no portal do INT, o que pode ser interessante do ponto de vista de visibilidade do Instituto’ – avalia Rosana Esteves, que anuncia que o recurso passará a ser usado para todas as coletas de amostras, tanto nacionais quanto internacionais.

Fazendo referência ao termo quick response, “resposta rápida” em inglês, o QR é um código que permite acesso grande volume de informações, que não caberia em uma simples fita lacre, sendo hoje muito explorado para agregar valores de marketing ao produto.

Acompanhando a expansão do QR Code e já pensando em seu uso em alguma das atividades da sua área, a auditora diz ter tido a ideia de aplicá-lo durante o planejamento da viagem. Notou que precisaria renovar o estoque da fita lacre, e daí surgiu a oportunidade viabilizada em conjunto pelas áreas de Certificação e de Comunicação do Instituto.

Fim do conteúdo da página