Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > MCTIC pede esforço conjunto para popularização da ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

MCTIC pede esforço conjunto para popularização da ciência

Publicado: Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 11h42
imagem sem descrição.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, realizou no dia 24/01, em Brasília, sua primeira reunião com os diretores das unidades de pesquisa e organizações sociais vinculadas ao ministério. No encontro, que serviu para alinhar as ações desenvolvidas pelos institutos com as diretrizes da nova gestão, o ministro defendeu um esforço conjunto para ampliar as ações de popularização da ciência.

O objetivo enfatizado pelo MCTIC é reforçar perante a sociedade como a pesquisa, a tecnologia e a inovação podem impactar a vida das pessoas e como elas podem ser ferramentas para a geração de riquezas para o país e para a melhoria da qualidade de vida da população. Pontes pediu o engajamento de todas as unidades de pesquisa e organizações sociais.

“É importante estabelecer o diálogo constante com todas as unidades de pesquisa e organizações sociais que trabalham diariamente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. Foi excelente conhecer e entender as capacidades e necessidades de cada um. Isso é essencial para uma gestão mais eficiente e produtiva,” ressaltou o ministro Marcos Pontes.

2019 01 25 Reuniao MCTICO Instituto Nacional de Tecnologia (INT) esteve representado no encontro pelo seu diretor, Fernando Rizzo. Participaram da reunião também os diretores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Shellard; do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes; do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Lins; do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Jorge Vicente Lopes da Silva; do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite; do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), Sérgio Lucena Mendes; do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônia Maria Ramos Franco Pereira; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão; do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros; do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Bruno Vaz Castilho de Souza; do Laboratório de Computação Científica (LNCC), Augusto Gadelha; do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Anelise Pacheco; do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ana Luisa Albernaz; do Observatório Nacional (ON), João Carlos Costas dos Anjos; e, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), a diretora substituta Lygia Vilmar Britto.

Também estiveram presentes o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Joaquim Machado; o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque da Silva; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães; o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), João Valsecchi do Amaral; o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana; e o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

(Com informações da ASCOM do MCTIC)

 

 

Fim do conteúdo da página