Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Novo andador conquista Prêmio Bornancini de Design
Início do conteúdo da página
Notícias

Novo andador conquista Prêmio Bornancini de Design

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 16h18

2018 12 03 premio 012018 12 03 premio 02

Após receber o prêmio internacional AD Design 2017-2018 com o projeto do andador Swift, a equipe da Divisão de Desenho Industrial do INT liderada pelo designer Júlio Augusto da Silva conquistou agora o Prêmio Bornancini de Design 2018 com um novo projeto de andador: o Adapt. O projeto ficou com o primeiro lugar da categoria Equipamentos Hospitalares, Home Care e Tecnologias Assistivas, que contempla o design de produtos destinados para clínicas, diagnósticos, cirurgias, terapias, home care e cuidados pessoais, além de kits de sobrevivência e de urgência.

O andador Adapt foi projetado para auxiliar a caminhada de pessoas com limitações de mobilidade, evitando o uso precoce de cadeiras de rodas, e favorecendo a ação de se levantarem para usá-lo ou sentarem-se sozinhas e com segurança. A transferência postural é facilitada por um sistema pneumático baseado em pistões, acionados por alavancas associadas às manoplas dianteiras. Quando não está em uso, o equipamento pode ser compactado por meio da estrutura pantográfica, que reduz sua largura de 72 para 35 centímetros.

O conceito estético associado a equipamentos esportivos, como bicicletas e motocicletas, também é um diferencial do andador Adapt. Com variações de cores e estampas, formas inovadoras e orgânicas, o projeto buscou remeter a um estilo de vida ativo, dinâmico e saudável, rompendo com a aparência hospitalar, que desmotiva sua adoção por muitos usuários.

Além de Júlio Silva, a equipe desenvolvedora do projeto premiado é formada pelos designers Liliane Campos Monção; Diego Costa; Luiza Beck Arigoni; Marcos Garamvolgyi e Marcus Vinicius Reis.

 Premiação

2018 12 03 premio 03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A solenidade de entrega do Prêmio Bornancini ocorreu no dia 26 de novembro, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Selecionados em 11 categorias, os projetos premiados passaram pela avaliação de um corpo de jurados altamente qualificados, composto por importantes  profissionais atuantes no mercado nacional de design.

Com realização bienal e em sua 7ª edição, o Prêmio Bornancini, que traz em seu nome uma homenagem ao engenheiro e designer José Carlos Mário Bornancini, reconhece trabalhos de destaque em nível nacional, tendo por meta reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando concretizar uma sociedade melhor para todos.

Fim do conteúdo da página