Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Modelos humanos digitais 3D: precisão para projetos de produto e de arquitetura
Início do conteúdo da página
Notícias

Modelos humanos digitais 3D: precisão para projetos de produto e de arquitetura

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 18h02

TERÇA TECNOLÓGICA>> 

Cenário virtual 3D de um laboratório, onde modelos humanos digitais realizam suas tarefas. (Imagem: LABER/INT)

Os modelos humanos digitais 3D vêm se tornando elementos fundamentais para a elaboração de projetos arquitetônicos, de engenharia e de produtos. Tendo evoluído para o ambiente tridimensional, as ferramentas de projeto passaram a demandar medidas corporais mais detalhadas e precisas, que a antropometria tradicional – 1D – não fornece. Por meio de seu Laboratório de Ergonomia (Laber), que incorporou a seus projetos dados obtidos com o primeiro escâner 3D de corpo inteiro a laser da América Latina, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) tem liderado no Brasil importantes pesquisas nessa área.

Captura da imagem tridimensional e medidas corporais no escâner 3D a laser de corpo inteiro, no Laboratório de Ergonomia do INT. (Foto: Justo D'Avila/INT)As aplicações dessas novas técnicas de uso dos modelos humanos digitais 3D em projetos são o tema da palestra do ciclo Terças Tecnológicas, que acontecerá no próximo dia 13 de novembro, às 14h30, na sede do INT, próximo à Praça Mauá. Quem apresenta são pesquisadores do Laber: a designer e tecnologista Flávia Pastura – que em 2017 concluiu seu doutorado em Engenharia Civil pela Coppe/URJ, abordando a “Extração Automática de Medidas Antropométricas a partir de Imagens Geradas por Digitalização a Laser e Câmeras CCD” –, e os designers Denise Silva Batista e José Luís de Oliveira, mestres em Design, que atuam em projetos de produto e de ambientes de trabalho.

Agregando movimentos humanos capturados por sensores inerciais aos modelos humanos digitais 3D é possível simular situações de trabalho em ambientes virtuais. Esses simuladores possibilitam avaliar alternativas de projeto de modo rápido e em um estágio inicial do processo de design. Na Divisão de Desenho Industrial do INT, essa tecnologia vem sendo aplicada a projetos para esportes de alto desempenho, projetos de ambientes domésticos para a população idosa e simulações 3D para o setor de petróleo e gás.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando atividades como essa, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para a sociedade.


Serviço:

Terças Tecnológicas - 2018

Tema: Modelos humanos digitais 3D: aplicações em projeto

Palestrantes: Flávia Pastura (chefe substituta do Laber)

                       Denise Silva Batista  (bolsista do Laber)

                       José Luís de Oliveira (bolsista do Laber)

Data: 13 de novembro

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia

           (Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e instituição.

Os inscritos receberão certificado digital de participação.

Fim do conteúdo da página