Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Semana Nacional de C&T: instituições de pesquisa promovem evento gratuito no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana Nacional de C&T: instituições de pesquisa promovem evento gratuito no Rio de Janeiro

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 11h50

2018 10 16 SemanaNacionalCT Mast ON foto luana carmelina

Com o tema "Ciência para Redução das Desigualdades", a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobilizou mais de 110 municípios em todos os estados, apresentando atividades que incentivam o gosto pelas descobertas científicas e tecnológicas entre jovens de todo o País. No Rio de janeiro, de 16 a 21 de outubro, o campus que pertence ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e ao Observatório Nacional (ON), no Bairro Imperial de São Cristóvão, sediaram um evento com várias unidades de pesquisa parceiras, apresentando experimentos, produtos tecnológicos, equipamentos e material didático para distribuição entre o público.

Gato mumificado e seu esqueleto impressos em 3D.Crânio de Crocodilo com 80 milhões de anos impresso em 3D. (Foto: Justo D'Avila/INT)

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) foi uma das instituições de destaque no evento, mostrando o uso de técnicas de digitalização e modelagem tridimensional de parte do acervo científico do Museu Nacional, um trabalho iniciado há 15 anos e que agora está sendo usado para imprimir em 3D réplicas de várias peças importantes destruídas pelo incêndio. O crânio e o rosto reconstituído da múmia "bela de Tebas", o crânio de uma múmia criança; um gato mumificado e seu esqueleto; e o crânio de um crocodilo de 80 milhões de anos foram alguns dos itens expostos.

Braço robótico, impressora 3D e imagens de microscopia também fazem parte do estande do INT.Além destes, o INT expôs imagens de microscopia eletrônica capturadas em seu Centro de Caracterização em Nanotecnologia (CeNano). O estande apresentou ainda uma impressora 3D em funcionamento e alguns de seus produtos ligados a tecnologias assistivas, como a mão robótica, o bloco braile e a célula vegetal tátil, além de outros artefatos educacionais, como dinamômetro, kit de física e plataforma de sinais.

Participaram também do evento integrado o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Museu de Ciências da Terra (MCTer), o Museu Nacional (MN), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), NIT Rio, além dos anfitriões MAST e ON.

 

Fim do conteúdo da página