Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > TERÇA TECNOLÓGICA mostra projetos de novos produtos de Tecnologia Assistiva
Início do conteúdo da página
Notícias

TERÇA TECNOLÓGICA mostra projetos de novos produtos de Tecnologia Assistiva

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 18h58

A “Tecnologia Assistiva” agrega produtos, serviços e práticas capazes de melhorar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, favorecendo sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Atuando nesse segmento por meio de suas divisões de Desenho Industrial (DIDIN) e de Engenharia de Avaliações e de Produção (DIEAP), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) desenvolve variadas soluções, algumas delas objeto de depósitos de patentes e prêmios.

Essa atuação poderá ser conhecida pelo público na próxima Terça Tecnológica, no dia 16/10, às 14h30, no auditório do INT, quando se apresentam ao público pesquisadores com projetos ligados ao "Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva". O evento integra as atividades do Instituto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema central “Ciência para a Redução das Desigualdades”. mesa redonda será composta por cinco palestras de 20 minutos e debate no final.

andador premio a design desenho coloridoDesenvolvimento de Tecnologias para Mobilidade é a primeira palestra com os designers Julio Silva – doutor em Design pela PUC-Rio, mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do INT e chefe substituto da DIDIN – e Luiza Beck Arigoni, mestre em Design pela PUC-Rio, bolsista CNPq na DIDIN/INT. Entre os produtos de tecnologia assistiva desenvolvidos por eles estão o andador Shift, premiado no A'Design Award & Competition 2018, entre projetos de todo o mundo na categoria destinada a pessoas com mobilidade reduzida e idosos. O equipamento melhora a condição do usuário se levantar sozinho com apoio de um guidão à meia altura. Outro produto é a cadeira de rodas para uso residencial, que recebeu medalha de prata no Prêmio Internacional Objeto Brasil 2016, na categoria Design para Todos/Economia Solidária. Com tamanho adequado à passagem por portas e corredores, a nova cadeira também tem o aro de propulsão deslocado, que facilita ao cadeirante mover as rodas.

Centro de Estudos do Movimento (Cemov), na Vila Olímpica da Mangueira (foto: Justo D'Avila/INT)Centro de Estudo do Movimento (Cemov) aplicado ao esporte, envelhecimento e tecnologia assistiva será a palestra ministrada pela tecnologista Carla Guimarães, coordenadora desse espaço de pesquisa, criado pelo INT em parceria com o Instituto Mangueira do Futuro. O Cemov serve como base avançada para estudo dos movimentos corporais relacionados à prática dos esportes e também a outros aspectos, como estudos de envelhecimento, acessibilidade e desenvolvimento de novos produtos esportivos e assistivos. Carla Guimarães é mestre em Biocências da Atividade Física e doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ, sendo integrante do Grupo WEAR (World Engineering Anthropometric Research).

Cama Hospitalar.jpgO papel do designer no desenvolvimento de produtos complexos: o projeto de uma cama hospitalar eletromecânicaé o tema da palestra do tecnologista Gil Brito – mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ e doutor em Design pelo PPDESD/UERJ – que abordará as etapas envolvidas na elaboração de um produto que considera vários aspectos ergonômicos envolvendo a mobilidade de pacientes e profissionais de saúde.

O designer Marcos Garam prepara-se para retirar uma peça da impressora 3D. (Foto: Justo D'Avila/INT)Assistindo a tecnologia com modelagem e impressão 3D será a apresentação do chefe do Laboratório de Modelos Tridimensionais (Lamot), Marcos Garamvölgyi. Ele revelará as possibilidades que a tecnologia de prototipagem rápida trouxe ao desenvolvimento de novos produtos. Mestre em Design, o tecnologista possui especialização em gestão de produtividade e qualidade e experiência no desenvolvimento de produtos diversos.

Mão robótica desenvolvida pela equipe multidisciplinar da linha de pesquisa de Inteligência Computacional e Automação.

Laboratório de Automação: contribuição com Tecnologia para Inclusão na Sociedade do Futuroé o tema da última palestra, com o tecnologista da DIEAP/INT, Saul Mizrahi. Líder do grupo de pesquisas "Tecnologia de Gestão da Produção", Saul é engenheiro eletrônico, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ. Ele mostrará o trabalho que lidera no INT nas linhas de pesquisa Tecnologia de Educação e Saúde para a Escola Inclusiva e Inteligência Computacional e Automação. Mural acessível, bloco de braile dinâmico e mão robótica estão entre os produtos desenvolvidos pelo seu grupo multidisciplinar.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia e seus parceiros. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, divulgando tecnologias inovadoras para a sociedade. As inscrições para o evento são gratuitas e dão direito a certificado de participação enviado por e-mail.

Além da apresentação na Terça Tecnológica, os palestrantes vão repetir suas apresentações na quarta-feira (17/10), das 14h às 17h30, no evento integrado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no campus do Observatório Nacional  (ON) e Museu de astronomia, no auditório do Serviço da Hora.

Na quinta (18/10), das 14h às 16h, a mesa integra a XVIII Semana de Engenharia na UFF, no Campus da Praia Vermelha, em Niterói. .

Serviço:

Terças Tecnológicas - 2018 - edição especial da Semana Nacional de C&T

Tema: Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para Mobilidade, Esportes, Educação e Envelhecimento

Palestrantes: Julio Silva, Luiza Arigoni, Carla Guimarães, Gil Brito e Marcos Garamvölgyi – Divisão de Desenho Industrial/INT

                        Saul Mizrahi – Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produção do INT

Data: 16 de outubro

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia

           (Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e instituição.

Os inscritos receberão certificado digital de participação.

Fim do conteúdo da página