Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ministro Marcos Pontes participa da 71ª SBPC e visita estande do INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Apresentações de bolsistas CNPq mobilizam semana no INT

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 15h32

Bolsistas premiados, orientadores e organizadores do 2 º Seminário de Bolsistas PCI e do 7º ENICITI (Foto: Justo D'Avila/INT)

A semana entre os dias 14 a 17 de agosto foi marcada no  Instituto Nacional de Tecnologia (INT) pelas apresentações de trabalhos dos bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI) e dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), todos estes viabilizados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No dia 14, se realizaram as apresentações orais do 2º Seminário Interno de Acompanhamento do PCI, com  trabalhos de bolsistas das categorias PCI DA e PCI DB do CNPq, com títulos de doutor ou de mestre com ampla experiência profissional, atuantes nas diversas divisões técnicas do INT. O evento foi aberto pelo diretor do INT, Fernando Rizzo, que fez uma apresentação destacando a importância das inovações disruptivas e o papel dos pesquisadores mais jovens para que essas novas rotas tecnológicas sejam trilhadas.

Ao todo 19 bolsistas se apresentaram no auditório para bancas de avaliadores externos e internos, nas áreas de Química, Engenharia e Materiais.

Além destes, 21 outros bolsistas, das categorias PCI DC e PCI DD – graduados, com mestrado ou experiência profissional e formação técnica – gravaram suas apresentações orais em vídeos, encaminhados junto com os trabalhos para os avaliadores.

Nos duas 15 e 16, foi a vez do 7º Eniciti – Encontro dos Bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica. Nestas categorias se apresentam 18 bolsistas Pibic e Pibiti, com nível de graduação, que fazem estágio no INT.

Na sexta-feira (17), a partir das 9h, aconteceram as cerimônias de premiação e encerramento dos eventos.

Os destaques

Troféus dos prêmio para Bolsistas PCI e do Prêmio João Consani Perrone de Iniciação Científica e Tecnológica. (Foto: Justo D'Avila/INT)

Fernando Rizzo abriu a solenidade de encerramanto dos eventos ressaltando a importância das bolsas de Capacitação e Iniciação do CNPq, que ao longo da história do INT têm contribuído decisivamente para a formação de tecnologistas e pesquisadores do próprio Instituto ou em atividade em outras instituições importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. O diretor entregou os troféus e certificados aos melhores trabalhos de bolsistas PCI nas áreas de Química, Engenharia e Materiais, acompanhado respectivamente pelo coordenador do Programa no INT, Fabio Bellot Noronha (DICAP); Fabricio Dantas (DIENE) e Walter Cravo Junior (DICOR).

Já o 7º Eniciti contemplou os três melhores de cada uma das suas duas categorias – Pibic e Pibit – com o Prêmio João Consani Perrone de Iniciação Científica e Tecnológica, em homenagem a este ex-pesquisador do INT, um dos precursores  da área de Bioquímica no País. Os troféus foram entregues pela filha do homenageado, Clarissa Perrone, servidora aposentada da Divisão de Química Analítica (DIQAN), acompanhada da coordenadora dos Programas PIBIC/PIBITI do INT, Valéria Gonçalves Costa.

Veja aqui os premiados do 2º Seminário Interno de Acompanhamento do PCI:

· Raimundo Crisostomo Rabelo (Bolsista PCI D-A) – melhor trabalho apresentado oralmente na área de Química, intitulado “Desenvolvimento de catalisadores para a HDO de moléculas modelo representativas do bio-óleo”. Orientador: Fábio Bellot (DICAP).

· Thais Abrantes Rodrigues (Bolsista PCI D-B) – melhor trabalho apresentado oralmente na área de Materiais, intitulado “Pesquisa e Identificação de Bactérias Redutoras de Sulfato e Produtoras de Ácido em Amostras de Tanques e Linhas Provenientes do Setor de Óleo e Gás”. Orientador: Walter Cravo Junior (DICOR).

· Bárbara Jardim Alves (Bolsista PCI D-C) – melhor trabalho apresentado em vídeo na área de Química, intitulado “Estudo comparativo de formas de extração e detecção para quantificação de nicotina e TSNAs em cigarros comerciais”. Orientadora: Simone Chiapetta.

· Luiza Beck Arigoni (Bolsista PCI D-C) – melhor trabalho apresentado oralmente na área de Engenharia, intitulado “Pesquisa e Desenvolvimento de soluções de Tecnologia Assistiva para Mobilidade”. Orientador: Júlio da Silva (DIDIN).

· Liliane Campos Monção Ribeiro (Bolsista PCI D-D) – segundo* melhor trabalho apresentado em vídeo na área de Engenharia, intitulado “Pesquisa e Desenvolvimento de soluções formais para equipamentos de auxílio à mobalidade – andadores, órteses e próteses”. Orientador: Júlio da Silva (DIDIN).

· Priscila Santos Corrêa (Bolsista PCI D-D) – melhor trabalho apresentado em vídeo na área de Materiais, intitulado “Cultivo de micro-organismos para produção de biopolímeros e substâncias de alto valor agregado.” Orientadores: Fábio Dantas (DIPCM) e Cláudia Teixeira (DIENE).

· Renata de Sousa Candido (Bolsista PCI D-D) – melhor trabalho apresentado em vídeo na área de Engenharia, intitulado “Utilização de resíduos com carga orgânica na mistura de argila para a produção de blocos cerâmicos”. Orientador: Maurício Henriques (DIENE).

Agora, confira os premiados do 7º Eniciti:

· Davi Marconi M. Carvalho da Silva (Bolsista PIBIC) – premiado na categoria "Iniciação Científica" pelo trabalho “Conversão de pentoses sobre aluminossilicatos”. Orientadora: Ayla Sant'Ana. Coautores: Adriana P. Marcal1(Pibic), Bruno C. S. Coelho (UFRJ), Viridiana Ferreira-Leitão (DICAP/Labic), Ayla Sant'Ana (DICAP/Labic).

· Larissa Barros de Oliveira (Bolsista PIBIC) – premiada na categoria "Iniciação Científica" pelo trabalho “Estudo da obtenção de ácido adípico a partir do benzeno em duas etapas: Uso de DFT na Hidrogenação Parcial do Benzeno”. Orientador: Marco André Fraga. Coautores:Elise Mota de Albuquerque (DICAP), Marco André Fraga (COTAP).

· Mateus Vidal Dias (Bolsista PIBIC) – premiado na categoria "Iniciação Científica" pelo trabalho “Estudo comparativo de formas de extração e detecção para quantificação de nicotina e TSNAs em cigarros comerciais”. Orientador: Alexandre Gaspar. Coautores:Arthur Henrique Azevedo Gonçalves (PCI), Alexandre Barros Gaspar (DICAP).

· Bianca de Lima Gonçalves (Bolsista PIBITI) – premiada na categoria "Iniciação Tecnológica" pelo trabalho “Estudo biomecânico e microestrutural para validação de ultrassom quantitativo usado na avaliação da qualidade óssea". Orientadora: Cristiane Evelise Ribeiro da Silva. Coautores: Guido A. Graça (PCI/DIEMP), Jorge A. H. Medina (PCI/DIEMP), Mauricio J. Monteiro (LAAMH/DIEMP), Cristiane E. R. Silva (PCI/DIEMP).

· Fernanda de Souza Nacimento (Bolsista PIBITI) – premiada na categoria "Iniciação Tecnológica" pelo trabalho “Aproveitamento da casca de banana como fonte de antioxidantes". Orientadora: Elizabeth Figueiredo. Coautoras: Elizabeth Figueiredo (DIENE/Lacol) e Eliane Jung (DIENE/Lacol).

· João Pedro Rodrigues Barros da Silva (Bolsista PIBITI) – premiado na categoria "Iniciação Científica" pelo trabalho “Processamento de semente de Açaí (Euterpe oleracea) para obtenção de manose". Orientadora: Ayla Sant'Ana. Coautores: Alvaro F. Monteiro (CIEE/Labic), Ingrid Miguez (PCI/Labic), Ayla Sant'Ana (DICAP/Labic).

> Veja as fotos dos premiados na página do Instituto Nacional de Tecnologia, no Facebook.

Fim do conteúdo da página