Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de design do INT recebe prêmio internacional
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto de design do INT recebe prêmio internacional

Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 18h56

andador premio a design 2018Desenvolvido pela área de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o projeto do andador Shift foi premiado no A'Design Award & Competition, na categoria "Differently Abled and Seniors" destinada ao atendimento a pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

O projeto foi inspirado na dificuldade das pessoas com limitações de locomoção utilizarem andadores, especialmente em razão do momento em que precisam alternar entre as posições em pé e sentado. Essa barreira faz com que esses usuários precisem da ajuda de assistentes ou cuidadores e, na ausência destes, inviabializa o uso do andador, levando-os à utilização precoce de cadeiras de rodas.

andador premio a design 2018 002

"Durante visitas a instituições de reabilitação, verificamos grande número de pessoas com debilidade moderada, com um grau de mobilidade que fica no limite entre conseguir ou não caminhar. Na falta de equipamento adequado, essas pessoas 

terminam se rendendo a usar cadeira de rodas, o que contribui para agravar sua limitação motora " – explica o designer Júlio Cezar Augusto da Silva, coordenador do projeto, já premiado anteriormente pelo design de cadeira de rodas hospitalar (Prêmio Idea Brasil 2014) e cadeira de rodas residencial (Prêmio Internacional Objeto Brasil 2016).

 

Inovações

A principal inovação do novo andador está no suporte às manobras de transição postural assegurado por um guidão extra à meia altura e o design dos pés posteriores, que propiciam um movimento de elevação do corpo mais estável, ergonômico e seguro. Ainda sentado, o usuário alcança as primeiras manoplas, podendo se apoiar nelas para ficar de pé e atingir em segurança o guidão mais alto, que lhe dará suporte para a caminhada.

andador premio a design 2018 004desenho

Outra vantagem do equipamento é ser dobrável, o que facilita seu transporte e armazenamento. O andador Shift também é diferenciado em seu aspecto, que rompe com a aparência do dispositivo médico tradicional e assume a aparência de um acessório  elegante e personalizável, que inclui detalhes em bambu colados aos tubos metálicos, resina não tóxica e couro vegetal nos punhos.

A equipe do INT premiada é composta, além de Júlio C. Augusto da Silva, pelos designers Diego Costa, Liliane Campos, Diego Zanutti, Luiza Arigoni, Marcos Garamvolgyi e Marcus Vinicius Reis. O projeto recebeu também suporte do Centro de Estudo do Movimento (Cemov), mantido pelo INT em parceria com o Instituto Mangueira do Futuro, que fez as avaliações biomecânicas do novo produto. Contou ainda com a avaliação de profissionais e usuários da Associação Pestalozzi, de Niterói.

O prêmio

Resultado de imagem para a'design award selo

Produtos, projetos e serviços que demonstram um design superior, além de tecnologia e criatividade, são foco do A' Design Award, uma premiação de excelência em design e inovação. Os prêmios são distribuídos anualmente em todas as categorias de design. Designers, empresas e instituições de todo o mundo são convidados a participar da competição nomeando os seus melhores trabalhos, projetos e produtos para apreciação do júri composto por profissionais internacionalmente reconhecidos. A premiação inclui o direito de usar o selo

 "Award Winner", demonstrando sua escolha na competição.

Já divulgados pelo site do evento (https://competition.adesignaward.com), os prêmios serão entregues no dia 29 de junho, no Teatro Sociale, em Como, na Itália.

 

 

Fim do conteúdo da página