Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Certificação de implantes de mama é tema da Terça Tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

Certificação de implantes de mama é tema da Terça Tecnológica

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 15h02

3as tecnologicas 2018 Implantes Mamários CONVITE

 

 Há riscos relacionados ao uso de implantes mamários? Os produtos usados no Brasil são seguros? Como é feita a certificação desses implantes? Para responder a essas perguntas, a chefe da Divisão de Certificação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Rosana Carvalho Esteves, e a responsável técnica pelo Laboratório de Avaliação de Artigos Médico-Hospitalares  (LAAMH), Janaína Dallas Fonseca da Silva, apresentam a palestra de abril do ciclo Terças Tecnológicas: "Certificação de Implantes Mamários". O evento acontecerá no próximo dia 24/04, às 14h30, no auditório do INT, com entrada gratuita.

A maior atenção do governo brasileiro com os implantes de mamas surgiu após a ocorrência de vários problemas envolvendo as marcas PIP (francesa) e Rofil (holandesa), culminando com a exigência da certificação compulsória do produto a partir de abril de 2012. Desde então, o Organismo de Certificação de Produtos (OCP) do INT, que já avaliava a conformidade de preservativos masculinos e luvas cirúrgicas, está autorizado a certificar o produto.

O OCP do INT atende às normas vigentes e aos regulamentos técnicos estabelecidos pelos órgãos reguladores, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Inmetro. As auditorias são realizadas nas fábricas produtoras de implantes, sendo as amostras submetidas a ensaios mecânicos e químicos, no INT.

Atendendo as empresas interessadas em obter o selo de conformidade, o Instituto tem observado desde o início do processo um nível satisfatório na produção tanto nacional como nos produtos importados. Rosana Esteves explica que atualmente as fábricas têm produzido os implantes biocompatíveis e preenchidos com gel de silicone, que mesmo nos casos de vazamento não se alastra pelo corpo dos pacientes. "Sendo o risco iatrogênico, a rejeição, a principal preocupação do uso do produto, em grande parte dos casos, o problema hoje decorre de erros na colocação e não da má qualidade do implante", afirma a chefe da Divisão de Certificação.

Serviço:

Terças Tecnológicas - 2018

Tema: Certificação de Implantes Mamários

Palestrantes: Rosana Carvalho Esteves (chefe da Divisão de Certificação do INT)

                        Janaína Dallas Fonseca da Silva (responsável técnica pelo Laboratório de Avaliação de Artigos Médico-Hospitalares do INT)

Data: 24 de abril

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia

           (Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e instituição.

Os inscritos receberão certificado de participação.

Fim do conteúdo da página