Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT apoia equipe da Fórmula SAE
Início do conteúdo da página
Notícias

INT apoia equipe da Fórmula SAE

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 15h55

2018 03 27 foto Ingred 007web

A equipe Icarus UFRJ, competidora da Fórmula SAE Brasil, está contando com o apoio do Laboratório de Ergonomia (Laber) do Instituto Nacional de Tecnologia, para aprimorar o desempenho do seu carro. Formada por alunos de engenharia (mecânica, elétrica, civil, nuclear e de fluidos) e  física, a equipe teve digitalizada no laboratório a imagem de um motor a ser usado nessa competição automobilística promovida entre estudantes de todo o país. O processo foi realizado com scanner 3D portátil de luz branca, que capturou em alta resolução a imagem tridimensional do dispositivo.

Pesquisadores do Laboratório de Ergonomia (LABER) e da equipe Icarus/UFRJ. (Foto: Ingred Felix/INT)

"O suporte do INT nos permitirá obter as dimensões do motor com maior precisão, especialmente para estabelecer os pontos de furação do eixo de sustentação. Esse processo era feito anteriormente de forma manual, com paquímetro, o que não nos asseguraria um encaixe perfeito na hora de montar" – relata o estudante de engenharia mecânica, Marcos Vinícius Ribeiro Pinto, gerente de projeto da equipe.

A Fórmula SAE é organizada mundialmente pela Society of Automotive Engineers (SAE). No Brasil, a competição foi iniciada em 2004, ano de criação da equipe Icarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e envolve atualmente mais de 1 mil inscritos. O objetivo da sociedade automobilística é promover a atuação de um time estudantil no desenvolvimento de um pequeno carro de Fórmula 1 nas categorias de carro elétrico e combustão. As competições acontecem em novembro, quando os carros passam por provas que incluem a avaliação do projeto sob diversos parâmetros técnicos, avaliados estaticamente e nas pistas.

 

Fim do conteúdo da página