Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Solenidade da Faperj reúne Kassab, Pezão e lideranças da comunidade científica
Início do conteúdo da página
Notícias

Solenidade da Faperj reúne Kassab, Pezão e lideranças da comunidade científica

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 14h42

2018 01 31 outorga faperj rizzo foto amanda oliveira web3

Nesta quarta-feira (31/01), na Sala Cecília Meireles, na Lapa, a cerimônia de entrega dos termos de outorga de programas da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) foi marcada pela presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do governador Luiz Fernando Pezão. Compuseram a mesa da solenidade também o presidente interino do CNPq, Marcelo Morales, e o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo; pelo estado do Rio de Janeiro, o secretário interino de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Gustavo Tutuca, e o presidente da Faperj, Ricardo Vieiralves; e, representando a comunidade científica, os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira.

Além da grande presença de autoridades, seus discursos tiveram em comum a expectativa de novos investimentos. O ministro Gilberto Kassab defendeu a importância dos recursos públicos a fundo perdido para a continuidade das pesquisas e da parceria com a comunidade científica. Ronaldo Camargo adiantou que a Finep lançará novos editais sob encomenda no valor de R$ 1,14 bilhão, sendo R$ 290 milhões a serem liberados ainda em 2018. Ricardo Vieralves afirmou que a Faperj volta a lançar editais, destacando a entrega de 345 termos de outorga do programa Cientista do Nosso Estado e mais 164 do Jovem Cientista do Nosso Estado.

Entre os contemplados como Cientista do Nosso Estado está o tecnologista Fábio Bellot Noronha, da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DICAP) do INT, com o projeto Desenvolvimento de tecnologias para a produção de combustíveis usando biomassa. O trabalho visa desenvolver catalisadores para diferentes tecnologias de produção de combustíveis a partir da biomassa. O primeiro objetivo é usar do bagaço de cana-de-açúcar para a produção de hidrocarbonetos líquidos, como gasolina diesel e querosene, o que será buscado por meio de duas tecnologias: gaseificação e pirólise da biomassa. Outro objetivo do projeto é desenvolver sistemas catalíticos para a conversão do dióxido de carbono (CO2) a partir do biogás gerado em aterros sanitários, para produzir hidrogênio ou metano.

2018 01 31 outorga faperj rizzo foto amanda oliveira 60 w

Na solenidade, o diretor do INT, Fernando Rizzo, representou os pesquisadores das áreas tecnológicas, recebendo das mãos do presidente da ABC, Luiz Davidovich, o termo de outorga pelo projeto Síntese, Processamento e Caracterização de Óxidos Funcionais, que dá continuidade às suas atividades de pesquisa como professor do Departamento de Engenharia dos Materiais da PUC-Rio. O trabalho estuda a aplicação de óxidos de titânio nanoestruturados para aplicações diversas como reforço de materiais poliméricos e para conversão de energia fotovoltaica, assim como óxidos resistentes à corrosão em processos industriais que utilizam altas temperaturas.

Fim do conteúdo da página