Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Atividades do INT atraem a atenção dos visitantes na Semana Nacional de C&T
Início do conteúdo da página
Notícias

Atividades do INT atraem a atenção dos visitantes na Semana Nacional de C&T

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 18h19

2017 10 25 int na semana ctVão até domingo (29) as atrações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que estão despertando o interesse dos visitantes da mostra dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Aberto à população desde terça-feira (24), o evento acontece no campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Observatório Nacional (ON), no bairro de São Cristóvão.

2017 10 25 int na semana ct web02

2017 10 25 int na semana ct web02

Precursor na utilização das impressoras 3D no Brasil, em seu estande, o Instituto demonstra o funcionamento da tecnologia, que vem transformando a forma de conceber produtos. Produzido com peças geradas por esta técnica, está fazendo sucesso também o braço robótico, em desenvolvimento por projeto do Núcleo de Tecnologia Assistiva do INT. Movido a partir de microcontroladores, o protótipo possui movimentos nas mãos, programados no computador, e visa o desenvolvimento de uma prótese para auxiliar pessoas com necessidades especiais.

Em uma tela de TV, por sua vez, são mostradas imagens obtidas pelos microscópios eletrônicos de varredura e de transmissão do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do INT. Revelando aspectos da matéria em dimensões microscópicas e nanométricas, sendo estas até 1 milhão de vezes menores do que o milímetro, as imagens compõem pesquisas desenvolvidas em várias áreas do Instituto, envolvendo caracterização de materiais para análises de falhas ou de processos químicos e, sobretudo, no desenvolvimento de novos materiais, catalisadores e produtos. Há também visões curiosas, como as fibras de um fio de cabelo ou um ovo do mosquito Aedes aegypti, capturadas para estudos de outros institutos de pesquisas, empresas e universidades que utilizam parte do tempo desse espaço de microscopia eletrônica.

Integram também a mostra dos Institutos do MCTIC, além das instituições anfitriãs ON e Mast, e do INT, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM).

Serviço:

> Mostra dos Institutos de Pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro

Horários: sexta-feira (27), das 9h às 17h;
               sábado (28) e domingo (29), das 14h às 20h.

Local: campus do Observatório Nacional (ON) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Endereço: Rua General José Cristino, 77 (entrada do ON) ou Rua General Bruce, 586 (entrada pelo MAST) – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro

Entrada gratuita.

 

Fim do conteúdo da página