Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Segurança Química é tema de palestra no INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Segurança Química é tema de palestra no INT

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 14h59

poluicao seguranca quimica

A poluição química é considerada hoje a principal causa de morte no mundo, conforme dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma/2015). Sem medidas adequadas de prevenção e controle, os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento sediam cerca de 94% dos casos apontados, ensejando esforços internacionais e locais para melhorar a gestão dos produtos químicos. No Brasil, oitavo produtor químico e maior consumidor de agrotóxicos no mundo, as ações governamentais, da indústria e de outros segmentos da sociedade civil vêm sendo coordenadas pela Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq).

Para abordar o tema, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), instituição com tradição em serviços, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em química, realiza, no dia 31 de outubro, às 10h, a palestra Panorama Internacional da Segurança Química. Quem apresenta é o médico Newton Richa, membro do grupo de trabalho da Conasq, responsável pela elaboração do Termo de Referência de Educação em Segurança Química, aprovado em dezembro de 2013. Em sua apresentação, ele mostrará o histórico e as metas das ações globais em Segurança Química e as atividades nacionais do GT de Educação em Segurança Química da Conasq, trazendo dados atuais.

Formado pela UFRJ, Newton Richa é especialista em Organização e Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho pela UERJ e mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, atuando nas áreas de medicina do trabalho, toxicologia ocupacional, saúde e segurança do trabalhador e saúde ambiental. Possui experiência em instituições como Petrobras, UERJ, Inmetro, IBP, PUC-Rio e Fundacentro, sendo diretor executivo da empresa Quantum SMS Auditoria, Consultoria e Treinamento. O médico também atua como professor de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Engenharia de Manutenção e pesquisador visitante do Programa de Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da UFRJ.

A palestra é voltada principalmente para o público interno, mas aceita também inscrições de pessoas de outras instituições interessadas no tema. Para se inscrever envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:

Panorama Internacional da Segurança Química
Palestrante: Newton Richa (UFRJ/Conasq)
Data: 31/10/2017
Horário: 10h-11h
Local: Auditório do Instituto Nacional de Tecnologia  
Endereço: Av. Venezuela, 82 - 4º andar – Praça Mauá
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página