Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Impressão 3D, braço robótico e imagens de microscopia eletrônica são atrações do INT na Semana Nacional de C&T
Início do conteúdo da página
Notícias

Impressão 3D, braço robótico e imagens de microscopia eletrônica são atrações do INT na Semana Nacional de C&T

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 13h08

Tecnologias do INT apresentadas na Semana Nacional de C&T de 2017.

De terça-feira (24) a domingo (29) de outubro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participa da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, integrando a mostra dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com sede no Rio de Janeiro. Realizado no campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Observatório Nacional (ON), no bairro de São Cristóvão, o evento é aberto à população e contará também com a visita de grupos de estudantes.

No estande do INT, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a tecnologia de manufatura aditiva e ver objetos produzidos, incluindo protótipos desenvolvidos pela área de desenho industrial do Instituto. Precursor na utilização das impressoras 3D no Brasil, o Instituto demonstrará o funcionamento da tecnologia, que vem transformando a forma de conceber produtos.

Produzido com peças geradas por impressão 3D, haverá também um braço robótico, que corresponde a um protótipo em desenvolvimento por projeto do Núcleo de Tecnologia Assistiva do INT. Movido a partir de microcontroladores, o braço possui movimentos nas mãos, programados no computador, e tem por objetivo ser uma prótese para auxiliar pessoas com necessidades especiais.

Em uma tela de TV, por sua vez, serão mostradas imagens obtidas pelos microscópios eletrônicos de varredura e de transmissão do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do INT. Revelando aspectos da matéria em dimensões microscópicas e nanométricas, sendo estas até 1 milhão de vezes menores do que o milímetro, as imagens compõem pesquisas desenvolvidas em várias áreas do Instituto, envolvendo caracterização de materiais para análises de falhas ou de processos químicos e, sobretudo, no desenvolvimento de novos materiais, catalisadores e produtos. Há também visões curiosas, como as fibras de um fio de cabelo ou um ovo do mosquito Aedes aegypti, capturadas para estudos de outros institutos de pesquisas, empresas e universidades que utilizam parte do tempo desse espaço de microscopia eletrônica.

O Instituto também apresenta seu serviço como unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A Unidade Embrapii INT apoia empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Tecnologia Química Industrial, abrangendo soluções em petróleo, gás e petroquímica, química de renováveis, biocombustíveis, agroindústria, polímeros e na síntese de estruturas orgânicas e inorgânicas, entre outras.

Integram também a mostra dos Institutos do MCTIC, além das instituições anfitriãs ON e Mast, e do INT, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM).

Workshop Tecnologia e Inovação Cidadã

Também integra as atividades do INT na Semana Nacional de C&T, o Workshop Tecnologia e Inovação Cidadã, que acontece na terça-feira (24) na sede do Instituto, próximo à Praça Mauá, e na quarta-feira (25), na Vila Olímpica da Mangueira. O evento marca a inauguração do Centro de Tecnologia do Movimento (Cemov), fruto da parceria entre o INT e o Instituto Mangueira do Futuro, com apoio de projetos CNPq e Faperj para desenvolvimento de tecnologias para o Desporto e o Envelhecimento. (saiba mais)

_________________________________________________________________________________

Serviço:

> Mostra dos Institutos de Pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro

Horários: de terça-feira (24) até sexta-feira (27), das 9h às 17h;
               sábado (28) e domingo (29), das 14h às 20h.

Local: campus do Observatório Nacional (ON) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Endereço: Rua General José Cristino, 77 (entrada do ON) ou Rua General Bruce, 586 (entrada pelo MAST) – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro

Entrada gratuita.


Workshop Tecnologia e Inovação Cidadã 

Horário: das 8h às 17h.

Terça-feira (24), no Instituto Nacional de Tecnologia.
Endereço: Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro - RJ.

Quarta-feira (25), na Vila Olímpica da Mangueira.
Endereço: Rua Santos Mello, 73 - São Francisco Xavier, Rio de Janeiro - RJ.

Programação: veja aqui.

Inscrições gratuitas
: email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os inscritos receberão certificado digital de participação.

 

Fim do conteúdo da página