Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT lança livro no Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha
Início do conteúdo da página
Notícias

INT lança livro no Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 17h40

2017 09 21 Encontro Nacional Ceramica Vermelha Teresinalançamento livro web

Na última quinta-feira (21/09), durante o 46º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, em Teresina (PI), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) lançou o livro "Cerâmica Vermelha – Projeto EELA no Brasil". O volume reúne resultados e informações relacionadas ao projeto Eficiência Energética em Indústrias Cerâmicas na América Latina para Mitigar a Mudança Climática (EELA), desenvolvido durante seis anos pela Divisão de Energia (DIENE) do INT, apoiado pela Agência de Cooperação para o Desenvolvimento da Suíça (Cosude).

2017 09 21 Livro Ceramica Vermelha

As ações do Projeto EELA no Brasil descritas no livro abrangem estudos sobre eficiência energética, comparação de fornos, rearranjo de peças para a queima, melhoria da combustão por injeção de ar, viabilidade de créditos de carbono, panorama do uso e dinâmica de preços da biomassa, oferta de lenha de algaroba e planos de manejo da caatinga. Entre os resultados apresentados estão a troca de 112 fornos ineficientes no Nordeste do País, aumento da disponibilidade de lenha e redução de mais de 494 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera. O relato também traça um panorama do setor de cerâmica vermelha no país, destacando características das empresas de cada estado, tipos de produção, produtos e uso a energia, entre outros aspectos.

A atuação do Projeto EELA junto aos ceramistas promoveu o conceito de eficiência energética, mostrando ser possível produzir até mais consumindo menos energia. Também são destacados pelo livro resultados indiretos de grande impacto social e ambiental, como o aumento da distribuição de renda, fortalecimento da economia local, preservação dos recursos naturais, uso de biomassa renovável e cumprimento das exigências legais e ambientais.

Sobre o 46º Encontro Nacional

O 46º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha reuniu, entre os dias 20 e 22 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), em Teresina, empresários, sindicatos, associações, pesquisadores, fornecedores, instituições públicas e privadas, organizações internacionais e consumidores do setor.

 

Realizado anualmente, o Encontro é o mais importante evento itinerante da Indústria de Cerâmica Vermelha, que agrega 6,9 mil empresas, com 2,9 mil empregos diretos e 9 mil indiretos, faturando cerca de R$ 18 bilhões por ano (dados do IBGE). Esta 46ª edição foi organizada pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) com o apoio do Sindicato da Indústria da Cerâmica do Estado do Piauí (Sindicer-PI).

Fim do conteúdo da página