Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do INT integram eventos internacionais
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisadores do INT integram eventos internacionais

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 12h19

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participaram recentemente de eventos internacionais de destaque na Europa.

EUROPACAT 2017 webO tecnologista Fábio Bellot, da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DICAP), participou do XIII Congresso Europeu de Catálise (EuropaCat 2017), realizado em Florença, na Itália, entre os dias 27 e 31 de agosto. No evento, ele apresentou dois trabalhos orais – "Efeito do suporte na hidrodeoxigenação de fenol sobre catalisadores de Paládio" e "Hidrogenação de CO2 para metano sobre catalisadores bimetálicos suportados em zircônia" – e dois pôsteres: "Cinética de hidrogenação de CO2 em metano sobre rutênio/sílica" e "Efeito das vagas de oxigênio na formação de carbono durante a reforma a vapor do etanol sobre os catalisadores CO/ CeSiO2".

 

EUROCORR2017 / ICC2017 - Congresso Internacional de Corrosão

A tecnologista Denise Freitas, chefe da Divisão de Corrosão e Degradação (DICOR), integrou o Congresso Anual da Federação Europeia de Corrosão (EuroCorr 2017), realizado de 3 a 7 de setembro, em Praga, na República Tcheca, simultaneamente ao 20º Congresso Internacional de Corrosão e ao Congresso sobre Segurança de Processos 2017. Organizado pela Federação Europeiajuntamente com o  Conselho Internacional de Corrosão (ICC) e com o Centro para Segurança de Processos Químicos (CPS), o evento foi o maior encontro científico sobre corrosão já realizado na Europa. Os principais tópicos discutidos mostraram avanços na prevenção e monitoramento da corrosão, materiais resistentes, tratamentos e revestimentos de superfície, inspeção e testes não destrutivos, métodos eletroquímicos, técnicas analíticas e microscopia e inibidores de corrosão. Denise Freitas apresentou o trabalho "Polyurethane Insulation Coating under Cathodic Protection: an experimental study" (Revestimento isolante de poliuretano sob proteção catódica: estudo experimental), desenvolvido em conjunto com Eduardo Leite (INT) e Simone Brasil (UFRJ). Também representando a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco), como presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Denise recebeu da organização do ICC o resultado da vitória do Brasil na disputa com o Canadá para sediar o próximo congresso Internacional de Corrosão, que ocorrerá em São Paulo, em 2020. 

 

Simposio Biocorrosao Manchester 2017 webJá a pesquisadora Márcia Lutterbach, do Laboratório de Biocorrosão e Biodegradação (Labio) do INT, integrou o17º Simpósio Internacional de Biodeterioração e Biodegradação (IBBS 17), entre os dias 6 e 8 de setembro de 2017, na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido. No evento, ela apresentou dois trabalhos com resultados de dois projetos. O primeiro, em cooperação com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), teve por base a orientação de tese de mestrado de Ana Carolina Oliveira, em conjunto com o professor Antonio Carlos Costa (pesquisador e vice-diretor do MAST). O projeto diz respeito à preservação da memória aeroespacial brasileira, com o diagnóstico da ocorrência de espécies de fungos na aeronave Muniz M-7, peça piloto para instruções técnicas de monitoramento e correção deprocessos de biodeterioração microbiana no acervo do Museu Aeroespacial. Outro projeto, em parceria com a Universidade de La Plata, da Argentina, trata da avaliação de nanopartículas de prata como biocidas para revestimentos externos à base de água. A pesquisa visa aprimorar a formulação, usando tratamento químico verde, para prevenir a degradação dos produtos de revestimento por bactérias, fungos, algas e líquenes, em substituição a biocidas comerciais, que têm alta toxicidade.


Eduardo IASH2017 Corrosao biodiesel webPor fim, o tecnologista Eduardo Cavalcanti participou da 15ª Conferência Internacional sobre Estabilidade, Manipulação e Utilização de Combustíveis Líquidos (IASH 2017), realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, em Roma, na Itália. Cavalcanti integrou a sessão Biodiesel e Diesel, onde apresentou o trabalho "Storage Stability Studies and Shelf Life Determinations of Commercial Brazilian Biodiesels Stocked in Sub-tropical Conditions in Carbon Steel Containers", tendo como coautores os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fátima Menezes Bento, Adriane Zimmer e Marcos Ferrão.

 

Fim do conteúdo da página