Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nanotecnologia aplicada a produtos é tema da próxima Terça Tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

Nanotecnologia aplicada a produtos é tema da próxima Terça Tecnológica

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 09h26

Processos desenvolvidos pelo INT em parceria com a Universidade Simón Bolívar, da Venezuela, utilizam nanopartículas como veículo para medicamentos e também para manter a integridade de corantes naturais, suplementos e outros insumos para a indústria alimentícia.

A manipulação de nanoestruturas possibilita criar uma série de produtos tecnológicos, que correspondem a uma média de 14 mil novas patentes por ano. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) atua em algumas linhas de pesquisa relacionadas a este tema, como o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas capazes de carregar ingredientes ativos de aplicação terapêutica, cosmética, veterinária ou alimentícia. Lideradas pelo chefe da Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais, Fabio Dantas, essas inovações produzidas no Laboratório de Tecnologia de Materiais Poliméricos do INT serão tema da próxima Terça Tecnológica, que acontecerá no dia 5 de setembro, às 14h30, com inscrições gratuitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Engenheiro químico com doutorado e mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros, e MBA em Gestão de produção, Fabio Moyses Lins Dantas apresentará a palestra Produção e aplicação de produtos contendo Nanotecnologia. Bolsista de produtividade tecnológica CNPq Nível D2, ele atua em pesquisas na área de nanotecnologia e extrusão avançada de medicamentos. Entre as tecnologias que serão mostradas estão nanofármacos encapsulados por polímeros biodegradáveis, capazes de liberar o princípio ativo no tempo estimado de o medicamento já estar situado nas paredes do estômago ou do pulmão, por exemplo, potencializando efeitos esperados e minimizando contraindicações.

Outro palestrante do evento será o professor venezuelano Marcos Antonio Sabino Gutiérrez, parceiro do INT desde 2010 dentro das atividades de cooperação da Rede de Biofabricação, vinculada ao Programa Ibero-americano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED). Pesquisador chefe do Grupo de Pesquisa B5IDA (Biomateriais, Biomiméticos, Biopolímeros, Biodegradáveis e Biocompatíveis) e professor titular da Universidade Simón Bolívar, ele apresentará a palestra Modificação química de polímeros para aplicações biomédicas e farmacológicas: polissacarídeos de enxertos e copolímeros à base de poli (n-isopropil acrilamida). Graduado em Química de Polímeros, Marcos Sabino é mestre em Engenharia de Materiais e doutor em Química. Entre dezembro de 2012 e outubro de 2013 fez um estágio do ano sabático no Centro de Tecnologia e Informação (CTI) Renato Archer em Campinas (SP) e realizou atividades experimentais no INT.

> O tema da Terça Tecnológica foi destaque na última edição da revista eletrônica INOVATIVA (Acesse aqui).

> O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia e seus parceiros. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, divulgando tecnologias inovadoras para a sociedade.

Serviço:

Terças Tecnológicas - 2017

Tema: Nanotecnologia: Aplicações em produtos

Palestrantes: Fabio Dantas (tecnologista e chefe da Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais do INT)

Marcos Sabino Gutiérrez (professor e pesquisador do Departamento de Química da Universidade Simón Bolívar – Venezuela)

Data: 5 de setembro

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia

(Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e instituição.

Os inscritos receberão certificado de participação.

 

CONVITE 3as tecnologicas 2017 Nanotecnologia

Fim do conteúdo da página