Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > A geografia da inovação tecnológica é tema de livro lançado por analista do INT
Início do conteúdo da página
Notícias

A geografia da inovação tecnológica é tema de livro lançado por analista do INT

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 14h53

Observar como a ciência e a tecnologia brasileiras se transformam em inovação ao longo do território brasileiro pode ser uma chave importante para compreender as vocações regionais e consolidar políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento de patentes e empresas de base tecnológica. Estas oportunidades se clareiam com a obra "A geografia das patentes e inovações tecnológicas com base nos núcleos de inovação tecnológica (NITs) do Brasil", que acaba de ser publicada pelo doutor em Geografia Marcus Vinícius Anversa, analista em C&T da Coordenação de Negócios do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

2017 07 11 livro vinicius anversa amanda oliveira 1 w montagem

O livro tem por base o mapeamento das patentes abertas ao público, cadastradas no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), além de dados dos pesquisadores inventores registrados na Plataforma Lattes do CNPq. Esse estudo apontou vários resultados interessantes, como as instituições formadoras desses recursos humanos; a configuração da atual rede de cotitularidade de patentes; a configuração dos chamados Centros Regionais Inovativos e a constante desigualdade socioespacial associada à inovação.

2017 07 11 livro vinicius anversa amanda oliveira 2 w

O levantamento leva em conta a difusão dos núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), quem têm tido impacto positivo na proteção, disseminação e transferência das novas tecnologias pelo país. A abordagem considera ainda o fato das patentes e inovações tecnológicas ocuparem um lugar estratégico na atual economia nacional e mundial. O livro avalia também até que ponto a formulação das políticas públicas de incentivo à inovação têm sido apropriadas pela sociedade como instrumento de inclusão social.

Em seu conjunto, o volume oferece uma visão ampliada, complexa e diversificada para os estudiosos e gestores de patentes e inovações. Com 341 páginas, a publicação é da Editora Prismas, e pode ser adquirida aqui

Fim do conteúdo da página