Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 25ª ExpoT&C começa em Belo Horizonte, com atrações do INT
Início do conteúdo da página
Notícias

25ª ExpoT&C começa em Belo Horizonte, com atrações do INT

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 08h07

O secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias, visita o estande do INT, ao lado do diretor Fernando Rizzo e do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Jailton de Andrade. (Foto: Amanda Oliveira/INT)Foi aberta nesta segunda-feira (17/07), no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, a 25ª edição da ExpoT&C, mostra de Tecnologia e Ciência associada à 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participa, apresentando produtos tecnológicos que despertam a atenção dos visitantes.

Na abertura da 25ª ExpoT&C, o diretor do INT, Fernando Rizzo, entre o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do MCTIC, Luiz Henrique Borda, e o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Augusto Cesar Gadelha. (Foto: Amanda Oliveira/INT)

A abertura da exposição foi feita pelo secretário-executivo do MCTIC, Elton Santa Fé Zacarias, com a presença do O secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias; do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailton de Andrade; coordenador-geral de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Luiz Henrique da Silva Borda; da atual presidente da SBPC, Helena Nader, e do futuro presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira; do reitor da UFMG, Jaime Ramírez; além do diretor do INT, Fernando Rizzo, e dirigentes das demais unidades do MCTIC.

Entre os trabalhos mostrados pelo INT na ExpoT&C variados objetos de modelagem tridimensionais, que incluem desde protótipos de desenho industrial, como cadeira de rodas e embalagens para frutas, até a impressão de um braço mecânico. Precursor na utilização das impressoras 3D no Brasil, o INT mostra detalhes do funcionamento e uso dessa tecnologia, que vem transformando a forma de conceber produtos.

Outra atração do estande do Instituto, localizado no setor do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), são imagens microscópicas e nanométricas, estas últimas revelando aspectos da matéria numa dimensão 1 milhão de vezes menor que o milímetro. Obtidas pelos microscópios eletrônicos de varredura e de transmissão do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do INT, as imagens integram pesquisas desenvolvidas em várias áreas do INT, envolvendo caracterização de materiais para análises de falhas ou de processos químicos e, sobretudo, no desenvolvimento de novos materiais, catalisadores e produtos. Há também visões curiosas como as fibras de um fio de cabelo ou um ovo do mosquito Aedes aegypti, capturadas para estudos de outros institutos de pesquisas, empresas e universidades que utilizam parte do tempo desse espaço de microscopia eletrônica.

expotec web03

No estande do INT, será possível ainda o visitante obter informações sobre as diversas áreas de pesquisa existentes no Instituto e sobre seu serviço como unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industria (Embrapii). A Unidade Embrapii INT apoia empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Tecnologia Química Industrial, abrangendo soluções em petróleo, gás e petroquímica, química de renováveis, biocombustíveis, agroindústria, polímeros e na síntese de estruturas orgânicas e inorgânicas, entre outras.

 

Serviço

69ª Reunião Anual da SBPC

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6.627 Belo Horizonte – MG

Período: de 16 a 22 de julho de 2017

24ª ExpoT&C – Exposição de Tecnologia e Ciência

Período: de 17 a 22 de julho

Horário: De segunda-feira (17) a sexta-feira (21), das 9h às 18h;
sábado (22), das 9h às 17h.

Fim do conteúdo da página