Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Coordenador das Unidades de Pesquisa do MCTIC traz propostas a dirigentes de Institutos
Início do conteúdo da página
Notícias

Coordenador das Unidades de Pesquisa do MCTIC traz propostas a dirigentes de Institutos

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 18h01

O coordenador-geral de Unidades de Pesquisa do MCTIC, Luiz Henrique Borda, fala aos diretores de Institutos de pesquisas situados no Rio de Janeiro. (foto: Amanda Oliveira/INT)Dirigentes das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sediadas no Rio de Janeiro reuniram-se na segunda-feira (5/06), no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Presente à reunião, o coordenador-geral de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Luiz Henrique da Silva Borda, participou do encontro, levando dois projetos da Coordenação para os Institutos.

"Era importante apresentar aos Institutos situados no Rio de Janeiro o ponto das discussões e buscar a opinião dos dirigentes, estando nesse estado um universo representativo de cinco das 16 Unidades de Pesquisa do MCTIC" - destacou o Luiz Henrique Borda.

O primeiro projeto diz respeito ao Programa de Capacitação Institucional (PCI) e já vem sendo discutido com o CNPq, responsável pela gestão do Programa, desde o ano passado. Um dos pontos mais relevantes é o tempo de validade das bolsas de pesquisa, hoje de dois anos, que é sugerido que passe para cinco anos, atendendo a demandas de várias pesquisas. O projeto também inclui uma proposta de mudar a forma de chamamento dos bolsistas.

Luiz Henrique Borda, Coordenador-geral das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC (Foto:Amanda Oliveira)"O comum hoje é o coordenador do Programa fazer a Chamada e não deverá mais ser assim. Será feita uma Chamada pública, e haverá uma equipe para avaliar o mérito dos candidatos validando o que for mais adequado àquele projeto" - explica o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa.

O segundo projeto apresentado foi sobre o Plano Diretor das Unidades de Pesquisa, que, na avaliação do coordenador, precisa ser aperfeiçoado, pois haveria aspectos da apresentação dos planos que não permitiriam uma boa visualização dos parâmetros estabelecidos. "Os Planos Diretores também carecem de atualizações e, como trilhamos um mesmo caminho, o momento das discussões está sendo importante para incluir todas as inteligências dos Institutos na decisão", concluiu Luiz Henrique Borda, que fez uma avaliação positiva do encontro, do qual diz levar para Brasília também as críticas dos representantes dos Institutos para tentar aperfeiçoar as propostas.

Participaram da reunião, os diretores do INT, Fernando Rizzo; do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronaldo Shellard; do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Lins; do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Augusto César Gadelha; do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Heloísa Bertol Domingues; e do Observatório Nacional (ON), João Carlos dos Anjos; além de outros representantes da Direção desses órgãos.

Fim do conteúdo da página