Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT integra exposição sobre tecnologia 3D, no MAST
Início do conteúdo da página
Notícias

INT integra exposição sobre tecnologia 3D, no MAST

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 15h44

Área da exposição "3D: Imprimindo o Futuro" com um panorama de modelos tridimensionais relacionados à área de Saúde, produzidos por Institutos de Pesquisa brasileiros. (Foto: Justo D'Avila/INT)

O impacto da tecnologia de impressão 3D nas ciências, artes, indústria, medicina, engenharia e muitas outras áreas é o tema da exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) abre para o público a partir desta quinta-feira (1/06), com entrada gratuita. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participa da mostra, tendo contribuído com a experiência de primeira instituição de pesquisa a utilizar a técnica de impressão 3D no Brasil, além de depoimentos de pesquisadores e modelos que estão expostos.

Cena de vídeo da Exposição "3D: Imprimindo o Futuro", onde o pesquisador Saul Mizrahi mostra uma peça de braile dinâmico impressa em 3D, no INT. (Foto: Justo D'Avila/INT)

A exposição surgiu a partir de uma parceria entre o Mast e o Science Museum, trazendo modelos que integraram a mostra 3D: Printing the Future, apresentada em Londres e Manchester, na Inglaterra, e incluiu peças impressas a partir de pesquisas e ideias desenvolvidas por instituições brasileiras de ponta, como o INT, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Museu Nacional, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) e a plataforma 

Cammada. Ao todo são mais de 100 objetos, que revelam os impactos da tecnologia em áreas como design, engenharia, medicina, paleontologia, entre outras.

Em conjunto com a mostra 3D: Imprimindo o Futuro o Mast reabriu a exposição Um olhar nos espaços de dimensão 3D, concebida em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Já tendo sido apresentada na França, na Universidade de Paris, essa mostra detalha visualmente – sem fórmulas e com o mínimo de texto – conceitos da matemática e geometria que possibilitaram o uso das tecnologias tridimensionais.

O Mast fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão. A exposição está aberta de terça à sexta-feira, de 9h às 17h, aos sábados, de 14h às 19h, e feriados, de 14h às 18h. A mostra ficará em cartaz até 31 de janeiro de 2018.

 

Inauguração da Exposicao "3D: Imprimindo o Futuro", no MAST. Da esquerda para a direita: a diretora do MAST, Heloísa Bertol; o diretor do British Council do Brasil, Martin Dowle; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTIC, Felipe Fortuna; e o diretor do INT, Fernando Rizzo.  (Foto: Justo D'Avila/INT)

Inauguração

Na abertura da exposição para convidados, ontem (31/05), a diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Heloísa Bertol, destacou a função do museu de não somente registrar o passado da Ciência e Tecnologia, mas de ampliar o acesso da sociedade aos temas que os pesquisadores vivenciam hoje.

O diretor do INT, Fernando Rizzo, fala na abertura da Exposicao "3D: Imprimindo o Futuro", no MAST. (Foto: Justo D'Avila/INT)

Representando as instituições brasileiras de pesquisa que participam da mostra, o diretor do INT, Fernando Rizzo, destacou a importância da tecnologia de manufatura aditiva, que é um dos pilares da indústria do futuro e parabenizou o Mast pela iniciativa. Fernando Rizzo também ressaltou a importância do investimento contínuo em Ciência e Tecnologia, para que trabalhos como esses não se interrompam, causando danos irreparáveis a pesquisa brasileira.

Também estiveram presentes à inauguração Felipe Silvério Fortuna, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), representando o ministro Gilberto Kassab, e o diretor do British Council do Brasil, Martin Dowle, representando o diretor do Science Museum de Londres, Ian Blatchford.

 

 

 

 

 

 

Divisão de Comunicação do INT (com informações do Mast)

Fim do conteúdo da página