Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Biodiesel: INT participa do 6º Congresso da RBTB, em Natal
Início do conteúdo da página
Notícias

Biodiesel: INT participa do 6º Congresso da RBTB, em Natal

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 13h10

 

congresso de biodiesel 2016 mesa

Acontece em Natal (RN), de 22 a 25 de novembro, o principal encontro técnico-científico relacionado à cadeia produtiva de biodiesel, que reúne o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.

O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB). O INT é uma das instituições apoiadoras e participa das discussões técnicas com três palestrantes.

Na quarta-feira (23), 15h30 às 18h30, a tecnologista Cláudia Lapa Teixeira, chefe do Laboratório de Microalgas (Labim/DIEN), integrou a mesa-redonda "Potencial Energético das Microalgas para a Produção de Biodiesel", apresentando a palestra "Ações de P,D&I desenvolvidas no INT/MCTIC no âmbito da Rede Microalgas para a produção de biodiesel".

Das 18h30 às 19h30 do mesmo dia, o tecnologista Eduardo Cavalcanti, do Laboratório de Corrosão e Proteção (Lacor/DCOR), ministrou, em conjunto com a professora Iêda Garcia dos Santos (UFPB), o Workshop da Rede Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados FINEP/SETEC/MCTIC, específico para os membros do projeto.

Na sexta-feira (25), das 9h às 12h, Eduardo Cavalcanti participa da sessão temática "Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados", apresentando a primeira palestra, sobre "Problemas Associados ao Armazenamento e o seu Controle".

No mesmo horário, o tecnologista Paulo Chacon, da Divisão de Inovação e Prospecção Tecnológica (DINT), integra a sessão temática "Uso de Biodiesel & Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável", apresentando a palestra "Biodiesel: inventários científico e patentário".

 

congresso de biodiesel 2016

O Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel é promovido desde 2006, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (atual MCTIC), com o objetivo de difundir conhecimentos e tecnologias da cadeia produtiva do biodiesel. O Congresso da RBTB dissemina os conhecimentos tecnológicos gerados pela Rede, além de suas competências, potencialidades e trabalhos em andamento. A realização do evento envolve a comunidade científica e empresarial, abrangendo sete áreas temáticas: Matéria Prima; Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados; Caracterização e Controle da Qualidade; CoProdutos; Produção do Biocombustível; Uso de Biodiesel; e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.

Assim o 6º Congresso da RBTB, o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel pretende contribuir no avanço do conhecimento científico e na geração de tecnologias na cadeia produtiva do biodiesel. O evento tem como tema central "Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil".

Fim do conteúdo da página