Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seminário avalia resultados das Redes Sibratec de Extensão Tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminário avalia resultados das Redes Sibratec de Extensão Tecnológica

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2016, 15h25

O INT participa, em Brasília, do Seminário de Boas Práticas e Casos de Sucesso em Extensão Tecnológica

Sibratec logo1

A secretaria executiva do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e a Rede Mineira de Inovação (RMI) realizam, nesta quarta-feira (9/11), das 14h às 18h30, na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília, o Seminário de Boas Práticas e Casos de Sucesso em Extensão Tecnológica do SIBRATEC. Responsável pela coordenação geral da Rede Sibratec de Extensão Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participará do evento, representado pelo coordenador geral/RJ do INT, Carlos Alberto Teixeira, e pelo extensionista tecnológico Éricson Brito. Também haverá apresentação de casos de sucesso de empresas atendidas pelo programa.

Relacionados ao INT, serão mostrados os casos de três empresas atendidas pela Rede Sibratec RJ. Dois destes serão apresentados em vídeos produzidos pelas próprias empresas – Gi Calli e Utilinox –, mostrando etapas e resultados do trabalho de extensão tecnológica prestado pelo Instituto por meio do programa. A primeira empresa – do segmento de bolsas, nécessaires e brindes – teve implantados o planejamento e o controle integrado do processo produtivo, mapeando processos e rotinas e otimizando seu custo e velocidade de produção. A segunda – produtora de abraçadeiras, fechos e fitas de aço da marca Fechometal – contou com a adequação tecnológica do seu processo produtivo visando a otimização e aprimoramento da qualidade e na avaliação das propriedades físicas dos produtos.

A terceira apresentação acontecerá na forma de palestra, com o relato do empresário Hazime Kato Neto – fabricante de sucos, polpa, néctar da marca Kfruit – sobre o apoio tecnológico da Rede Sibratec RJ junto à sua empresa. A empresa Hazime Kato Neto Hortifrutigranjeiros passou por uma adequação tecnológica focada no atendimento às legislações pertinentes, no controle de qualidade microbiológica e química, e no aprimoramento da produção mais limpa.

Ao final do evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Guia de Extensão Tecnológica das Redes Sibratec: da implementação à operacionalização das redes, organizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) com apoio da equipe de extensão tecnológica, vinculada à Coordenação Geral do INT no Rio de Janeiro. A obra deixa registrada a experiência da extensão tecnológica desenvolvida pelo programa no Brasil.

O objetivo das Redes de Extensão Tecnológica do Sibratec foi promover assistência técnica especializada ao processo de inovação, em todos os seus aspectos, por meio de arranjos de instituições tecnológicas. As redes de extensão foram formadas em âmbito estadual e tiveram como prioridade o atendimento de setores produtivos elencados por cada estado.

A Rede Sibratec RJ funcionou de agosto de 2009 a fevereiro de 2016, realizando 144 atendimentos focados na adequação tecnológica de produtos e processos de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos produtivos de alimentos e bebidas, construção civil, metal mecânico, moda e transformação.

Composta pelo INT (coordenação geral), a Rede Sibratec RJ teve como convenente a Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec) e, como agentes financiadores, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O Seminário de Boas Práticas e Casos de Sucesso em Extensão Tecnológica do SIBRATEC será transmitido ao vivo no link extensaotecnologica.sibratec.mcti.gov.br, onde também está disponível a programação completa do evento.

Fim do conteúdo da página