Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ideias & Tendências: Ronaldo Mota destaca impacto das tecnologias digitais no aprendizado
Início do conteúdo da página
Notícias

Ideias & Tendências: Ronaldo Mota destaca impacto das tecnologias digitais no aprendizado

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 17h33

O reitor da Estácio, Ronaldo Mota, fala no ciclo Ideias & Tendências sobre os novos paradigmas da Educação contemporânea. (Foto: Amanda Oliveira/INT)"De fim da tecnologia, a inovação passou a ser a origem de muitas das atuais pesquisas científicas e tecnológicas", alertou o reitor da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota, em sua palestra Tecnologias e Metodologias Inovadoras na Educação Contemporânea, realizada nesta quarta-feira (26) no ciclo Ideias & Tendências, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC), no Rio de Janeiro.

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (atual MCTIC), no período de 2009 a 2012, e anteriormente secretário de Educação Superior, secretário de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação, o físico Ronaldo Mota acredita que estamos no meio de uma revolução gigantesca, relacionada às tecnologias digitais, que impactam inclusive no mundo específico da educação.

Em um mundo contemporâneo formado por aspectos tecnológicos e educacionais, Mota destaca o papel fundamental da metacognição, a capacidade de aprender a aprender, se sobrepondo ao próprio aprendizado pontual. Ele aponta três conseqüências desse novo contexto da educação: "todos aprendem, aprendem o tempo todo em todo lugar, e cada um aprende da sua própria maneira".

O reitor da Estácio, responsável também a função de diretor executivo de Educação a Distância da universidade, ressalta que os jovens cada vez aprendem mais fora da sala de aula, buscando melhor explicação para os conteúdos de maior dificuldade ou interesse. "Ao contrário do modelo anterior, que reservava a qualidade do ensino para um pequeno grupo, a tecnologia digital permite levar um ensino de qualidade para muitos", conclui Ronaldo Mota.

Na apresentação da palestra, o diretor do INT, Fernando Rizzo, destacou a trajetória de Ronaldo Mota e o período que trabalharam juntos na organização da 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Relatou também a reflexão que o Instituto Nacional de Tecnologia vem fazendo sobre capacitação, tanto no sentido de aprimorar o conhecimento de seu corpo funcional como de poder repassar esse conhecimento à sociedade.

O reitor da Estácio, Ronaldo Mota, fala a funcionários e colaboradores do INT, no ciclo Ideias & Tendências (Foto: Amanda Oliveira/INT)O diretor do INT, Fernando Rizzo, abre a palestra do Ideias & Tendências, destacando a relevância da trajetória do reitor da Estácio, Ronaldo Mota.  (Foto: Amanda Oliveira/INT)

Fim do conteúdo da página