Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
Notícias

INT na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 15h51

Durante a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo o País entre 17 e 23 de outubro, o INT integrou a Mostra dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no Rio de Janeiro, sediada no campus do Observatório Nacional (ON) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Semana-Nacional-CT 2016 21out foto-debora 02

Visitante com deficiência visual lê informações em braile dinâmico, no mural acessível desenvolvido pelo INT. (Foto:Amanda Oliveira/INT)

Em sua tenda, o INT apresentou ferramentas para aprendizado e inclusão desenvolvidas pela área de Engenharias de Avaliações e de Produção em conjunto com a área de Desenho Industrial do Instituto, na linha de pesquisa de Tecnologia Assistiva para Educação Inclusiva. Os visitantes puderam conhecer e experimentar objetos pedagógicos elaborados para facilitar o aprendizado e ajudar a incluir no convívio social alunos com autismo e outras limitações psicomotoras, além do mural eletrônico acessível, com recursos de vídeo, som e braile dinâmico para facilitar a comunicação com pessoas com deficiências visual ou auditiva.

O INT também realizou o Desafio INT, um jogo interativo de perguntas e respostas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Destinado ao público escolar, com apoio de projeto Faperj de Popularização da Ciência implementado pela área de Comunicação do Instituto, o Desafio traz questões de Ciências, com imagens e vídeos baseados em situações cotidianas, explicadas por conteúdos presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Semana-Nacional-CT 2016 20out foto-web-amanda-oliveira 5

Integraram também o evento, além das instituições anfitriãs e do INT, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).

No auditório da sede do INT, próximo à Praça Mauá, no dia 18, a participação do INT na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se complementou com uma edição especial do ciclo de palestras do Terças Tecnológicas. Seguindo o tema central da Semana, "Ciência Alimentando o Brasil", a palestra abordou "Desafios e tecnologias para a produção orgânica", com o tecnologista Ronaldo Rodrigues, da área de Certificação do INT, e o fiscal federal agropecuário da superintendência federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Rio de Janeiro, Alfredo Mager.

Fim do conteúdo da página