Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Terça Tecnológica especial mostra desafios para a produção orgânica de alimentos
Início do conteúdo da página
Notícias

Terça Tecnológica especial mostra desafios para a produção orgânica de alimentos

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2016, 18h26

Alimentar uma população mundial hoje superior a 7 bilhões de pessoas com o mínimo de impacto ambiental é um problema global, que impõe mudanças na forma de produzir alimentos. Embora tenha sido tida durante muito tempo como única solução para o futuro da alimentação do planeta, a agricultura industrial hoje já aponta para um colapso ambiental, pois, em longo prazo, demonstra efeitos, como a contaminação e o esgotamento do solo promovidos pelo uso cumulativo de fertilizantes e defensivos agrícolas químicos. Nesse contexto, a agricultura orgânica desponta como um caminho possível, sendo construída sem uso de produtos agrotóxicos e sobre pressupostos de confiança junto ao consumidor.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), na qualidade de organismo certificador de produtos orgânicos, apresenta algumas possibilidades para o futuro desta produção, no próximo dia 18, às 14h30, na edição especial da Semana Nacional de Tecnologia* do ciclo de palestras Terças Tecnológicas. Falará sobre o tema "Desafios e tecnologias para a produção orgânica" o tecnologista Ronaldo Rodrigues de Sousa, da área de Certificação de Produtos do INT. Engenheiro industrial químico graduado pela Universidade de São Paulo (USP), ele é mestre em Geociências, na área de Geoquímica Ambiental, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também irá compor a mesa um palestrante da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário, da superintendência federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Rio de Janeiro.

A qualidade e o atendimento a requisitos específicos de produção, sobretudo a ausência do uso de agrotóxicos e adubos químicos, tornam os alimentos orgânicos cada vez mais procurados. A certificação por auditoria, realizada pelo INT e outros órgãos públicos ou privados credenciados pelo MAPA e acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garante ao produtor o uso do Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg). O organismo certificador avalia a conformidade da produção segundo procedimentos e critérios reconhecidos internacionalmente, além dos requisitos técnicos estabelecidos pela legislação brasileira. Credenciado desde 2011, o INT certifica produtos orgânicos nas áreas de produção primária vegetal, produção primária animal, processamento de produtos de origem vegetal e extrativismo sustentável vegetal.

O ciclo Terças Tecnológicas é voltado especialmente para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando trabalhos desenvolvidos pelo INT e seus parceiros. A palestra é gratuita e acontece no Auditório Fonseca Costa, no Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r, e os inscritos recebem certificado de participação.

*A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o País de 17 a 23 de outubro. No Rio de Janeiro, o INT participará também do evento integrado de divulgação científica que será sediado pelo Observatório Nacional (ON), de 18 a 20 de outubro.

Fim do conteúdo da página