Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > LABS9: INT sedia evento internacional de Biocorrosão e Biodeterioração
Início do conteúdo da página
Notícias

LABS9: INT sedia evento internacional de Biocorrosão e Biodeterioração

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 16h47

Participantes do Labs9 observam os pôsteres no INT. Foto: Amanda Oliveira

De 2 a 5 de outubro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) sediou o 9th Latin American Biodeterioration and Biodegradation Symposium (LABS9), que é a mais importante conferência realizada na América Latina sobre o tema biodeterioração e biodegradação. Apoiado pela International Biodegradation and Biodeterioration Society (IBBS), o encontro acontece desde 1992, reunindo na América Latina pesquisadores de todo o mundo com foco nos principais mecanismos, estudos de casos no ambiente industrial e novos métodos de controle dos ataques biológicos a materiais.

A palestra de abertura, no domingo, às 17h15 trouxe o professor pesquisador do departamento de Química e Bioquímica da University of Oklahoma, Jan Sunner. Reconhecido Internacionalmente na área de ionização de dessorção (métodos para obtenção de ions a partir de materiais não voláteis), o especialista falou sobre o estado da arte do perfil metabólico de microrganismos (metabolômica) a partir da espectrometria de massa em estudos de biodegradação e biodeterioração.

A programação do LABS9 contou também com palestras de outros pesquisadores da University of Oklahoma e do ONR (Escritório de Pesquisa Naval), dos EUA; da University of Natural Resources and Life Sciences, da Áustria; da Echa Microbiology, do Reino Unido; e da Universidade Autônoma de Campeche. Entre os participantes nacionais estiveram presentes pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Petrobras e INT.

A comissão organizadora do evento é formada pelos pesquisadores Marcia Lutterbach, gerente do Laboratório de Biocorrosão e Biodegradação do INT; Fatima Bento, da UFRGS; Christine Gaylarde, da University of Oklahoma; Antonio Costa, do Mast; e Patricia Guiamet, do Instituto de Investigaciones Fisicoquímicas Teóricas y Aplicadas (Inifta), da Argentina.

Confira a programação completa do evento.

Fim do conteúdo da página