Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Gestão da Inovação é tema central no 3º Workshop de Competências Internas do INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Gestão da Inovação é tema central no 3º Workshop de Competências Internas do INT

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 11h31
imagem sem descrição.

As boas práticas de gestão em inovação são tema principal da terceira edição do Workshop de Competências Internas do Instituto Nacional de Tecnologia, o WCI, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, das 8h30 às 17h, na sede do INT, no Rio de Janeiro. Voltado à integração, ao autoconhecimento e à identificação de novos rumos institucionais, o evento, realizado a cada dois anos, traz palestrantes externos renomados no tema e mostra também as práticas internas de sucesso e outros trabalhos desenvolvidos pelas diversas áreas da Instituição.

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Álvaro Toubes Prata, será o primeiro a falar, no dia 13, após a abertura do 3º WCI, com o diretor Fernando Rizzo. Na sequência, apresentam palestras a consultora internacional de políticas públicas de Saúde e acesso a medicamentos, Eloan dos Santos Pinheiro e o diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Fernando Landgraf. Eles abordam os temas Desafios para o desenvolvimento e transferência de tecnologia em países pobres e Gestão da inovação em ICT´s e participam de debate coordenado pela assessora da Direção do INT, Ieda Caminha.

À tarde, falam, sobre Gestão de Inovação em ICT's, a coordenadora da Unidade Embrapii Coppe/UFRJ, Ângela Uller; e, sobre Gestão de inovação na Indústria, o diretor de Inovação do Sistema Firjan, Bruno Souza Gomes, que relatará o caso dos Institutos Senai de Inovação. Em seguida, participam de debate coordenado pela chefe da Divisão de Corrosão e Degradação do INT, Olga Ferraz.

Encerrando os debates do primeiro dia, a presidente do Grupo de Jovens Empresários da Firjan e diretora da ProvetS, Poliana Botelho, apresenta uma Análise da relação Indústria privada com ICT´s na busca pela Inovação, e a diretora executiva da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Lindália Junqueira, fala sobre os principais desafios do Marco Legal de C,T& I sobre o papel das ICT´s no processo de inovação. Essa mesa-redonda é coordenada pela gerente do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas do INT, Cláudia Lapa Teixeira.

No dia 14, a gestão da informação tecnológica é o tema de discussão da primeira mesa, comandada pelo coordenador do 3º WCI, Fabio Dantas. Gilda Massari, diretora da consultoria SG Gestão Tecnológica e Ambiental, fala sobre Ferramentas de inteligência competitiva; Diego Pereira Siqueira, da Divisão de Inovação Tecnológica do INT, aborda o uso da inteligência competitiva na superação dos desafios à gestão inovadora; e Eduardo Toma, sócio-diretor da Inventta Consultoria, divulga o Road Show da Plataforma iTec, uma série de workshops voltados à difusão do programa iTec e capacitação de atores do sistema nacional de inovação para uso de sua plataforma.

Em seguida, iniciam-se os blocos de palestrantes internos, com apresentação de casos de sucesso e projetos da Unidade Embrapii INT e de Indicadores de Competências Internas em Inovação, seguidos de debates.

Os debates internos continuam no último dia do evento com mesas redondas sobre Desafios na Gestão de ICT´s e Oportunidades.

Durante todos os dias do 3º WCI, haverá, na Biblioteca do INT e Sala 418, apresentações dos pôsteres selecionados, com trabalhos relacionados a pesquisas e atividades desenvolvidas no Instituto. Acontecerá também nesse período, no hall de entrada do INT, a Mostra Tecnológica Abrahão Iachan, que apresenta este ano projeções de imagens obtidas no Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do INT e duas experiências de realidade virtual trazidas por parceiros da PUC-Rio.

O 3º WCI está sendo transmitido ao vivo no canal www.youtube.com/user/INTcomunica. O evento também tem flashes ao vivo na página www.facebook.com/int.gov. As gravações ficarão disponíveis nesses mesmos canais.

Confira aqui a programação completa do WCI.

Confira a Compilação dos Resumos do 3º WCI.

Divisão de Comunicação - DCOM

Assunto(s): WCI , INT
Fim do conteúdo da página