Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > De olho no futuro: comemorações de 95 anos do INT incluem diálogo com novos espaços criativos
Início do conteúdo da página
Notícias

De olho no futuro: comemorações de 95 anos do INT incluem diálogo com novos espaços criativos

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2016, 16h04

Instituição tradicional de pesquisa e inovação tecnológica, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC) iniciou as comemorações dos seus 95 anos de existência trazendo para o público práticas que marcam uma maneira muito nova de fazer tecnologia. Por meio da parceria com a Oficina Social Olabi, o hall de entrada do Instituto se transformou em um espaço para a experimentação de uma realidade marcada pela internet das coisas e pela cultura do faça-você-mesmo, presentes hoje nos makerspaces, hackerspaces e fablabs. Esses espaços difundem-se por todo o mundo e representam uma nova forma de lidar com o trabalho, a educação, o consumo, a produção e inclusive com a pesquisa e a inovação.

O encontro desses dois universos tecnológicos, por hora em prática no Ciclo de Oficinas Olabi no INT, trouxe à Direção do Instituto uma série de reflexões. Habituado a se repensar ao longo dos anos, o INT não poderia deixar de aproveitar esse momento para compartilhar esta discussão com seu corpo funcional e parceiros. Assim surgiu a ideia de promover a mesa-redonda Novos espaços criativos e o INT no Futuro, que será realizada no próximo dia 1º de setembro, às 14h, no auditório do Instituto.

Tendo como mediadora a ex-diretora e atual colaboradora do INT, Maria Aparecida Stalliviere Neves, o evento traz para o debate pessoas com experiência nessa nova configuração de democratização do saber e inovação cidadã. Participarão as organizadoras do livro "De baixo para Cima", que sintetiza essas tendências: a CEO da Olabi e professora de Cultura e Tecnologia na FGV-Rio e UCAM, Gabriela Agustini, com uma experiência consistente com os fablabs, inclusive junto a instituições no exterior; e a coordenadora do MBA Bens Culturais: cultura, economia e gestão da mesma FGV, Eliane Costa, formada e certificada em coaching executivo, de carreira e life Coaching no Integrated Coaching Institute (ICI), que traz no currículo a experiência de dez anos à frente da Gerência de Patrocínios da Petrobras, setor responsável pela política cultural da empresa.

Também irão compor a mesa o vice-presidente da Associação Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Anprotec), José Alberto Aranha, que criou e dirigiu o Instituto Gênesis da PUC-Rio, e o designer Daniele Kraichete, diretor do Distrito Criativo do Porto, que é uma rede de empreendedores de economia criativa da região onde o INT está inserido, que atua em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP).

Certo de que as apresentações e o debate ampliarão o conhecimento do Instituto sobre a inovação, que é o seu principal objeto de trabalho e de serviço à sociedade, o diretor do INT, Fernando Rizzo, convida pesquisadores, servidores, parceiros e todos os interessados no tema para o debate.

Serviço: Novos Espaços Criativos e INT eventos logo


Mesa-redonda Novos espaços criativos e o INT no Futuro


Data: 1º de setembro


Horário: das 14h às 16h


Programação: http://www.int.gov.br/eventos/8042-novos-espacos-criativos-e-o-int-no-futuro-mesa-redonda


Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia
           (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)


* Sobre o Ciclo de Oficinas Olabi no INT

http://www.int.gov.br/component/content/article?id=8040

 

Divisão de Comunicação - INT

 

 

 

Fim do conteúdo da página