Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT firma parcerias com universidades portuguesas em Gestão da Inovação
Início do conteúdo da página
Notícias

INT firma parcerias com universidades portuguesas em Gestão da Inovação

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 15h52

Representando a área de Inovação Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), a servidora Fabiola Pereira de Castro (chefe da área) e a colaboradora Gabriela Toledo realizaram visitas técnicas às universidade de Coimbra e do Porto, onde trocaram experiências sobre os temas relacionados à Gestão da Inovação. As especialistas brasileiras em propriedade Intelectual conheceram também as incubadoras, aceleradoras de empresas e os parques tecnológicos das duas universidades.

A parceria que levou ao intercâmbio foi firmada por meio de acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra, visando aumentar a eficiência das ações do INT na área de gestão da inovação. Já a visita à Universidade do Porto resultou no entendimento para a assinatura de um acordo de cooperação também com esta Instituição, que deverá ser assinado pelo INT ainda em 2016.

A aproximação com as universidades portuguesas deverá possibilitar o intercâmbio de pesquisadores e, dentre outras ações, a abordagem de tecnologias do INT em Portugal e vice-versa. Na pauta de interesses recíprocos estão incluídos os temas relacionados a Transferência de Tecnologia e Conhecimento, Propriedade Intelectual, Prospecção Mercadológica, Valoração, Negociação de Tecnologia, Gestão de Portfólio e Incentivos Governamentais à Inovação.

2016 DINT Coimbra01

Na Universidade de Coimbra, Fabíola Castro e Gabriela Toledo, com o chefe da Divisão de Inovação e Transferência do Saber (DITS), Jorge Figueira (à esquerda), e o gestor de projetos do Instituto Pedro Nunes, Rui Miranda (à direita).

2016 DINT Coimbra02

No Porto, Gabriela e Fabíola, entre o pró-reitor de Inovação da Universidade do Porto, Carlos Brito; a coordenadora da Universidade do Porto Inovação (UPIN), Maria Moura Oliveira; e o chileno Carlos Fernandes, chefe nacional da Unidad de Propriedad Intelectual y Licenciamento do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), também em visita ao setor de inovação da Universidade.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página