Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Oficinas Olabi inauguram série de eventos dos 95 anos do INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Oficinas Olabi inauguram série de eventos dos 95 anos do INT

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 16h57

Participantes testam seus experimentos na oficina "Robots dançantes" (Foto: Justo D'Avila/INT)

Bateria de batata, robôs dançantes, carregador de celular acionado por bicicleta, impressão 3D de brinquedos: estes não são exatamente inventos tecnológicos que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) desenvolve em seus projetos de inovação. Mas são experiências como essas que estão na programação gratuita de oficinas da empresa social Olabi, que acontecem até o dia 2 de setembro no hall de entrada do prédio do INT, no Rio de Janeiro, a um quarteirão do Boulevard Olímpico da Praça Mauá. Voltadas ao estímulo à aprendizagem de novas tecnologias e da cultura do faça-você-mesmo, a atividade também abre a série de eventos de comemoraçãdos 95 anos de Instituto vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

2016 08 10 Olabi INT foto justo davila web012016 08 10 Olabi INT foto justo davila web02

O Ciclo de Oficinas Olabi foi inaugurado no dia 10 de agosto pelo diretor do INT, Fernando Rizzo, que ressaltou o histórico de inovação do INT e destacou a importância da democratização das tecnologias.

Na sequência, aconteceu a primeira oficina do evento: Biorobótica: Hackeando uma planta carnívora, onde os participantes puderam montar um sistema, por meio de uma placa Arduino ligada ao computador, onde liberaram impulsos elétricos capazes de comandar o fechamento de uma folha de uma planta carnívora (Venus flytrap).

2016 08 10 Olabi INT foto justo davila web042016 08 10 Olabi INT foto justo davila web03

Durante as oficinas, os participantes não só aprendem sobre a construção de artefatos curiosos, tem oportunidade de compartilhar ferramentas, máquinas e conhecimentos, em um ambiente transdisciplinar voltado ao desenvolvimento de projetos e protótipos a partir de novas possibilidades como a fabricação digital e o uso de sensores e microcontroladores.

Para se inscrever para as próximas atividades basta preencher o formulário no link: http://bit.ly/2b0VtZs e atender a pré-requisitos exigidos para alguns temas, não sendo exigido nenhum conhecimento prévio. Todas as oficinas começam às 10h e terminam às 13h, sendo recomendada a chegada 15 minutos antes do início das atividades.

(Para ver mais fotos, visite o álbum da Oficina Olabi - INT 95 anos no Facebook)

2016 08 08 olabi

Programação:

10/08 | quarta-feira, das 10h às 13h

Abertura e apresentação do INT + Oficina Biorobótica: Hackeando uma planta carnívora

Abertura e apresentação do programa com Dr. Fernando Rizzo (INT), Ieda Maria Caminha (INT) e Eduardo Lopes (Olabi). Na sequência iniciaremos a oficina que tem como objetivo mostrar como é possível comandar o fechamento de uma folha da Venus Flytrap (planta carnívora), por meio do envio de pequenos impulsos elétricos gerados por um software e uma placa Arduino. Além de conceitos de eletroquímica e eletrônica de código aberto, os participantes terão contato com questões relacionadas à bioética.

Pré-requisitos: Trazer o seu próprio notebook (Mac ou PC) com o software Arduino pré-instalado (https://www.arduino.cc/en/Main/Software). Idade: 14 anos em diante.

11/08 | quinta-feira, das 10h às 13h

Robótica: Robôs dançantes – tensegrity

Oficina que combina instrumentos analógicos e digitais que nos farão dar vida à pequenas estruturas arquitetônicas autoportantes – tensegrity – unindo componentes simples de eletrônica e robótica criando pequenos robôs dançarinos.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 12 anos em diante.

12/08 | sexta-feira, das 10h às 13h

Pequenos Inventores – Genômica: Extraindo DNA do morango e de sua saliva

É possível entender mais do universo da genômica a partir de materiais de dia a dia. Nessa atividade, os participantes visualizarão o DNA a partir de métodos de baixo custo e entenderão mais do universo científico.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 7 a 14 anos.

15/08 | segunda-feira, das 10h às 13h

Costura High-Tech (parte 1): Tapete sensorial para bebês

Nesta oficina, fabricaremos juntos um tapete sensorial para bebês misturando técnicas de costura e circuitos básicos de eletrônica. Vamos aprender a hackear alguns brinquedos aproveitando os seus circuitos internos para criar uma superfície interativa com luzes e sons super divertida para os pequenos.
Essa oficina será feita em parceria com a ONG Providenciando a Favor da Vida, que é um projeto de intervenção social que oferece assistência à adolescentes e jovens grávidas da Comunidade da Providência.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 15 anos em diante.

16/08 | terça-feira, das 10h às 13h

Costura High-Tech (parte 2): Tapete sensorial para bebês

Nessa oficina seguiremos fabricando juntos um tapete sensorial para bebês misturando técnicas de costura e circuitos básicos de eletrônica. Vamos aprender a hackear alguns brinquedos aproveitando os seus circuitos internos para criar uma superfície interativa com luzes e sons super divertida para os pequenos. Essa oficina será realizada em parceria com a ONG Providenciando a Favor da Vida, que é um projeto de intervenção social que oferece assistência à adolescentes e jovens grávidas do Morro da Providência.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 15 anos em diante.

17/08 | quarta-feira, das 10h às 13h
Pequenos Inventores – Bioeletrônica: Robô Piscante (parte 1) – Bateria de batata

O objetivo dessa oficina é criar energia elétrica a partir de objetos inusitados – como alimentos comuns do cotidiano – suficiente para alimentar um pequeno dispositivo eletrônico, como um LED. A ideia é construir uma bateria de um robô de papel que será criado nas oficinas seguintes.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 08 a 14 anos.

24/08 | quarta-feira, das 10h às 13h
Fabricação digital: Carregue seu celular pedalando (Parte 1) – Modelagem e Impressão 3D

A intenção é oferecer o primeiro contato com as tecnologias de manufatura aditiva por meio da modelagem e impressão 3D de um suporte para um carregador de celular que você pode prender na sua bike e é movido a energia eólica! Está previsto um passeio pelas instalações do INT, mostrando aos participantes o estado-da-arte dessas novas tecnologias de fabricação.

Pré-requisitos: Trazer seu próprio notebook (Mac ou PC) com o software 123D Design pré-instalado (http://www.123dapp.com/design). Idade: 14 anos em diante.

25/08 | quinta-feira, das 10h às 13h
Reciclagem: Carregue seu celular pedalando (Parte 2) – Precious Plastic

Vamos conhecer um pouco sobre o projeto open source Precious Plastic e colocar as máquinas para funcionar! Reciclaremos resíduos plásticos para fabricar o case de um carregador de celular que você pode prender na sua bike. Essa oficina acontece em parceria com o projeto da MateriaBrasil, que com suporte da WWF está nacionalizando o projeto de algumas dessas máquinas para a associação Anfitriōes do Cosme Velho. Precious Plastic é um projeto aberto desenvolvido na Holanda no qual foram criadas máquinas simples capazes de reciclar plástico e gerar com eles novos objetos, passando pelo design, brinquedos ou até mesmo filamentos para impressoras 3D.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 14 anos em diante.

26/08 | sexta-feira, das 10h às 13h
Pequenos Inventores – Fabricação digital: Robô Piscante (Parte 2) – Modelagem e Impressão 3D

Oficina destinada à crianças e jovens, em que todos poderão aprender a modelar objetos simples, utilizando software gratuito e vendo as suas criações tornarem-se realidade em uma impressora 3D FDM. Vamos modelar o suporte – ou o “sapato” – de um pequeno robô de papel que será montado na próxima oficina.

Pré-requisitos: trazer seu próprio notebook (Mac ou PC) com uma conta no site do Tinkercad já pré-configurada (https://www.tinkercad.com). Idade: 08 a 14 anos .

31/08 | quarta-feira, das 10h às 13h
Eletrônica: Carregue seu celular pedalando (Parte 3) – Montagem final

A partir de um projeto aberto, disponibilizado numa plataforma online, vamos construir do zero um carregador de celular movido a energia eólica que pode ser acoplado à sua bike. Usaremos materiais simples, como uma ventoinha de computador, componentes eletrônicos básicos e algumas peças impressas e fabricadas nas oficinas anteriores.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 14 anos em diante.

01/09 | quinta-feira, das 10h às 13h
Pequenos Inventores – Eletrônica: Robô piscante (Parte 3) – Montagem final

Com o uso de robôs de papel, os participantes montam um pequeno circuito elétrico utilizando, leds e tinta condutiva atóxica, sem o uso de soldas e materiais complexos. Nesta oficina, vamos ainda juntar os conhecimentos adquiridos nas duas atividades anteriores, sobre a geração de energia a partir de vegetais e impressão 3D.
Pré-requisitos: nenhum. Idade: 08 a 14 anos.

01/09 | quinta-feira, das 14h às 16h
Encerramento – Mesa-redonda Novos espaços criativos e o INT no Futuro.

 Bate-papo sobre inovação cidadã com Gabriela Agustini (Olabi), Eliane Costa (MBA Bens Culturais-FGV), José Alberto Aranha (Anprotec) e Daniele Kraichete (Distrito Criativo do Porto). Mediação de Maria Aparecida Stalliviere Neves (INT) e abertura do diretor do INT, Fernando Rizzo. Participação de pesquisadores e servidores do INT e aberto ao público.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são feitas através do site do Olabi no seguinte neste link.

– Todas as oficinas ocorrerão nas instalações do INT (Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá).

– Os integrantes do corpo funcional do INT e seus familiares poderão ocupar até no máximo cinco vagas por oficina.

– Todas as atividades tem início às 10h e término às 13h e é importante chegar pelo menos 15 min. antes do início.

– Confira nas descrições se a oficina escolhida possui pré-requisitos. Em algumas é necessário trazer o próprio notebook com determinados programas instalados;

– Nas atividades para jovens e crianças menores de idade é obrigatória a permanência dos pais/responsáveis durante toda a duração do evento;

– Em até 48h horas antes da oficina a equipe do Olabi entrará em contato com os inscritos para confirmar a participação.

– A pessoa que confirmar e não comparecer e/ou não avisar será automaticamente excluída das outras inscrições.

– Ao realizar a sua inscrição os participantes automaticamente concordam em ceder a sua imagem aos organizadores do evento (fotos e videos), exclusivamente para fins de divulgação.

– Algumas oficinas são complementares mas o participante não necessariamente precisa comparecer a todas. Elas são complementares mas são independentes.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página