Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seminário discute futuro do setor de Cerâmica Vermelha no Nordeste
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminário discute futuro do setor de Cerâmica Vermelha no Nordeste

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 18h25

O chefe da Divisão de Energia do INT, Maurício Henriques, apresenta resultados do Projeto EELA.Recife (PE) sediou sexta-feira (12/08) o Seminário Biomassas Combustíveis, Sustentabilidade e Emissões de Gases de Efeito Estufa na Indústria de Cerâmica Vermelha no Nordeste: Panorama Atual e Caminhos Futuros, promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em parceria com a Associação de Plantas do Nordeste (APNE).

Integrando as ações do Projeto EELA (Eficiência Energética em Indústrias Cerâmicas na América Latina para Mitigar a Mudança Climática), em fase de encerramento, o evento reuniu atores chave da cadeia produtiva da Cerâmica Vermelha, traçando perspectivas de continuidade das ações de desenvolvimento e sustentabilidade do setor empreendidas a partir do trabalho coordenado pela Divisão de Energia (DIEN) . Durante as sessões, foram apresentados números obtidos durante o projeto sobre a oferta de biomassa sustentável no Nordeste e sobre a demanda da indústria de cerâmica desta região.

Entre as instituições representadas estiveram o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), 

Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Embrapa Tabuleiros Costeiros, Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

2016 08 12 Seminario Ceramica Recife mesaO diretor técnico da Associação Plantas do Nordeste, Frans Pareyn, apresenta um panorama do uso de biomassa nas indústrias cerâmicas da Região. (Foto: Maurício Henriques)2016 08 12 Seminario Ceramica Recife grupo

 

Fim do conteúdo da página