Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT realiza Ciclo de Oficinas Olabi de novas tecnologias
Início do conteúdo da página
Notícias

INT realiza Ciclo de Oficinas Olabi de novas tecnologias

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 11h34

2016 08 08 olabi

Neste período de Olimpíadas no Rio de Janeiro, iniciando as atividades de comemoração dos seus 95 anos, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) sediará o ciclo de oficinas da empresa social Olabi, voltado ao estímulo à aprendizagem de novas tecnologias.

As atividades, que se destinam ao público geral de várias idades, serão gratuitas e visam trazer para dentro do INT discussões e práticas ligadas ao universo da democratização da tecnologia e da cultura do faça-você-mesmo. Os participantes poderão compartilhar ferramentas, máquinas e conhecimentos, em um ambiente transdisciplinar voltado ao desenvolvimento de projetos e protótipos a partir de possibilidades como a fabricação digital e o uso de sensores e microcontroladores.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no link: http://bit.ly/2b0VtZs e atender a pré-requisitos exigidos para alguns temas, não sendo exigido nenhum conhecimento prévio. Todas as oficinas começam às 10h e terminam às 13h, sendo recomendada a chegada 15 minutos antes do início das atividades. No ato da inscrição os integrantes do corpo funcional do INT e seus familiares deverão assinalar a opção "Funcionários INT", pois até cinco vagas por oficina serão destinadas a este público específico.

Confira a programação:

10/08 | quarta-feira, das 10h às 13h | Abertura e apresentação do INT + Oficina Biorobótica: Hackeando uma planta carnívora

Abertura e apresentação do programa com Dr. Fernando Rizzo (INT), Ieda Maria Caminha (INT) e Eduardo Lopes (Olabi). Na sequência iniciaremos a oficina que tem como objetivo mostrar como é possível comandar o fechamento de uma folha da Venus Flytrap (planta carnívora), por meio do envio de pequenos impulsos elétricos gerados por uma placa Arduino. Além de conceitos de eletroquímica e eletrônica de código aberto, os participantes terão contato com questões relacionadas à bioética.

Pré-requisitos: Trazer o seu próprio notebook (Mac ou PC) com o software Arduino pré-instalado (https://www.arduino.cc/en/Main/Software). Idade: 14 anos em diante.

11/08 | quinta-feira, das 10h às 13h | Robótica: Robôs dançantes – tensegrity

Oficina que combina instrumentos analógicos e digitais que nos farão dar vida à pequenas estruturas arquitetônicas autoportantes – tensegrity – unindo componentes simples de eletrônica e robótica criando pequenos robôs dançarinos.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 12 anos em diante.

12/08 | sexta-feira, das 10h às 13h | Pequenos Inventores – Genômica: Extraindo DNA do morango e de sua saliva

É possível entender mais do universo da genômica a partir de materiais de dia a dia. Nessa atividade, os participantes visualizarão o DNA a partir de métodos de baixo custo e entenderão mais do universo científico.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 7 a 14 anos.

15/08 | segunda-feira, das 10h às 13h | Costura High-Tech (parte 1): Tapete sensorial para bebês

Nesta oficina, fabricaremos juntos um tapete sensorial para bebês misturando técnicas de costura e circuitos básicos de eletrônica. Vamos aprender a hackear alguns brinquedos aproveitando os seus circuitos internos para criar uma superfície interativa com luzes e sons super divertida para os pequenos. Essa oficina será feita em parceria com a ONG Providenciando a Favor da Vida, que é um projeto de intervenção social que oferece assistência à adolescentes e jovens grávidas da Comunidade da Providência.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 15 anos em diante.

16/08 | terça-feira, das 10h às 13h | Costura High-Tech (parte 2): Tapete sensorial para bebês

Nessa oficina seguiremos fabricando juntos um tapete sensorial para bebês misturando técnicas de costura e circuitos básicos de eletrônica. Vamos aprender a hackear alguns brinquedos aproveitando os seus circuitos internos para criar uma superfície interativa com luzes e sons super divertida para os pequenos. Essa oficina será realizada em parceria com a ONG Providenciando a Favor da Vida, que é um projeto de intervenção social que oferece assistência à adolescentes e jovens grávidas do Morro da Providência.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 15 anos em diante.

17/08 | quarta-feira, das 10h às 13h | Pequenos Inventores – Bioeletrônica: Robô Piscante (parte 1) – Bateria de batata

O objetivo dessa oficina é criar energia elétrica a partir de objetos inusitados – como alimentos comuns do cotidiano – suficiente para alimentar um pequeno dispositivo eletrônico, como um LED. A ideia é construir uma bateria de um robô de papel que será criado nas oficinas seguintes.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 08 a 14 anos.

24/08 | quarta-feira, das 10h às 13h | Fabricação digital: Carregue seu celular pedalando (Parte 1) – Modelagem e Impressão 3D

A intenção é oferecer o primeiro contato com as tecnologias de manufatura aditiva por meio da modelagem e impressão 3D de um suporte para um carregador de celular que você pode prender na sua bike e é movido a energia eólica! Está previsto um passeio pelas instalações do INT, mostrando aos participantes o estado-da-arte dessas novas tecnologias de fabricação.

Pré-requisitos: Trazer seu próprio notebook (Mac ou PC) com o software 123D Design pré-instalado (http://www.123dapp.com/design). Idade: 14 anos em diante.

25/08 | quinta-feira, das 10h às 13h | Reciclagem: Carregue seu celular pedalando (Parte 2) – Precious Plastic

Vamos conhecer um pouco sobre o projeto open source Precious Plastic e colocar as máquinas para funcionar! Reciclaremos resíduos plásticos para fabricar o case de um carregador de celular que você pode prender na sua bike. Essa oficina acontece em parceria com o projeto da MateriaBrasil, que com suporte da WWF está nacionalizando o projeto de algumas dessas máquinas para a associação Anfitriōes do Cosme Velho. Precious Plastic é um projeto aberto desenvolvido na Holanda no qual foram criadas máquinas simples capazes de reciclar plástico e gerar com eles novos objetos, passando pelo design, brinquedos ou até mesmo filamentos para impressoras 3D.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 14 anos em diante.

26/08 | sexta-feira, das 10h às 13h | Pequenos Inventores – Fabricação digital: Robô Piscante (Parte 2) – Modelagem e Impressão 3D

Oficina destinada à crianças e jovens, em que todos poderão aprender a modelar objetos simples, utilizando software gratuito e vendo as suas criações tornarem-se realidade em uma impressora 3D FDM. Vamos modelar o suporte – ou o “sapato” – de um pequeno robô de papel que será montado na próxima oficina.

Pré-requisitos: trazer seu próprio notebook (Mac ou PC) com uma conta no site do Tinkercad já pré-configurada (https://www.tinkercad.com). Idade: 08 a 14 anos .

31/08 | quarta-feira, das 10h às 13h | Eletrônica: Carregue seu celular pedalando (Parte 3) – Montagem final

A partir de um projeto aberto, disponibilizado numa plataforma online, vamos construir do zero um carregador de celular movido a energia eólica que pode ser acoplado à sua bike. Usaremos materiais simples, como uma ventoinha de computador, componentes eletrônicos básicos e algumas peças impressas e fabricadas nas oficinas anteriores.

Pré-requisitos: nenhum. Idade: 14 anos em diante.

02/09 | sexta-feira, das 10h às 13h | Pequenos Inventores – Eletrônica: Robô piscante (Parte 3) – Montagem final

Com o uso de robôs de papel, os participantes montam um pequeno circuito elétrico utilizando, leds e tinta condutiva atóxica, sem o uso de soldas e materiais complexos. Nesta oficina, vamos ainda juntar os conhecimentos adquiridos nas duas atividades anteriores, sobre a geração de energia a partir de vegetais e impressão 3D.
Pré-requisitos: nenhum. Idade: 08 a 14 anos.

02/09 | sexta, das 14h às 16h
Encerramento – Bate papo sobre inovação cidadã com a participação da Diretoria do INT e Gabriela Agustini (Olabi).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são feitas através do site do Olabi no seguinte neste link.

– Todas as oficinas ocorrerão nas instalações do INT (Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá).

– Os integrantes do corpo funcional do INT e seus familiares poderão ocupar até no máximo cinco vagas por oficina.

– Todas as atividades tem início às 10h e término às 13h e é importante chegar pelo menos 15 min. antes do início.

– Confira nas descrições se a oficina escolhida possui pré-requisitos. Em algumas é necessário trazer o próprio notebook com determinados programas instalados;

– Nas atividades para jovens e crianças menores de idade é obrigatória a permanência dos pais/responsáveis durante toda a duração do evento;

– Em até 48h horas antes da oficina a equipe do Olabi entrará em contato com os inscritos para confirmar a participação.

– A pessoa que confirmar e não comparecer e/ou não avisar será automaticamente excluída das outras inscrições.

– Ao realizar a sua inscrição os participantes automaticamente concordam em ceder a sua imagem aos organizadores do evento (fotos e videos), exclusivamente para fins de divulgação.

– Algumas oficinas são complementares mas o participante não necessariamente precisa comparecer a todas. Elas são complementares mas são independentes.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página