Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Tecnologia de gestão é capaz de otimizar a produção na indústria de bens de capital
Início do conteúdo da página
Notícias

Tecnologia de gestão é capaz de otimizar a produção na indústria de bens de capital

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 09h36

2016 08 02 terca producao foto justo davila web12016 08 02 terca producao foto justo davila web2

Planejar a produção de bens de capital é um grande desafio, especialmente em tempos de incertezas na economia. Até o momento da entrega, muitos fatores podem interferir ou mesmo inviabilizar a produção de produtos complexos de engenharia elaborados sob encomenda, como equipamentos para indústrias. Notando a falta de instrumentos para lidar com as incertezas nesse planejamento, a engenheira de produção Andréa Carvalho, da área de Engenharia de Avaliações e de Produção do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), desenvolveu um novo modelo de otimização matemática. O trabalho, que foi objeto da tese de doutorado da pesquisadora, e foi apresentado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais no ciclo de palestras Terça Tecnológica, no dia 2 de agosto, no auditório do INT.

A gestão da indústria de bens de capital depende de constantes ajustes da capacidade produtiva, ao longo do tempo, para acompanhar as variações da demanda instável. Assim, cabe aos gestores decidir se a empresa tem ou não condições de atender uma nova demanda, cumprindo compromissos previamente acordados.

“Na prática, é comum as empresas aceitarem o máximo possível de pedidos, sem avaliar suficientemente os efeitos na capacidade, levando, muitas vezes, a sobrecargas de trabalho e impactos negativos no negócio. Nesse contexto, o planejamento da capacidade é uma atividade altamente relevante para garantir a provisão dos recursos de forma a atender prontamente as demandas dos clientes” – explica a engenheira de produção.

É nesse contexto que foi realizada a pesquisa de doutorado de Andréa Carvalho, desenvolvendo um modelo de otimização matemática para apoiar a tomada de decisão no que tange ao planejamento da capacidade. Uma das características inovadoras do modelo é a incorporação de dados relativos à variabilidade do processo, permitindo a geração de planos robustos, protegidos contra incertezas. Esse modelo foi aplicado numa indústria de caldeiras especiais para auxiliar na fase de negociação de novas demandas. A ferramenta demonstrou que pode ajudar a minimizar custos e a otimizar o planejamento.

Divisão de Comunicação - INT

Fim do conteúdo da página