Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Diretor do INT visita Instituto Tecnológico da Vale e Complexo de Carajás
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretor do INT visita Instituto Tecnológico da Vale e Complexo de Carajás

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 16h52

2016 07 13 Rizzo ITV Vale Belem PA 1

O diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Fernando Rizzo, esteve no Pará nos dias 12 e 13 de julho, onde visitou o Instituto Tecnológico da Vale (ITV), em Belém, e o Complexo Minerador de Carajás, no município de Parauapebas, no sudeste do estado. As visitas serviram para conhecer os programas de pesquisa realizados pelo ITV e avaliar possíveis áreas de cooperação entre o INT e o Instituto, que, desde 2009, atua com pesquisa e ensino de pós-graduação.

Sem fins lucrativos e priorizando a área de pesquisa, o ITV promove tecnologia e inovação em áreas relacionadas à mineração, ao desenvolvimento sustentável, além de logística, energia e siderurgia. A pesquisa é integrada ainda aos eixos de ensino – que inclui pós-graduação, doutorado e mestrado acadêmicos e profissionais, além de atividades de extensão e iniciação científica –.e de empreendedorismo, que incentiva a formação de pesquisadores-empreendedores preparados para liderar empresas de base tecnológica ou processos de transferência de tecnologia.

Já o Complexo de Carajás é o maior produtor de minério de ferro em operação no mundo, e com produto de maior teor de concentração de minério, sendo campo para muitas das pesquisas realizadas pelo ITV. Controladas pela Vale, que atua na região em cinco minas a céu aberto, as operações ocupam apenas 3% da Floresta Nacional de Carajás. Os demais 97% são preservados pela empresa.

Acompanhado pelo diretor cientifico da Instituição, José Siqueira, o diretor do INT, Fernando Rizzo, visita um dos laboratórios do Instituto Tecnológico da Vale (ITV).

2016 07 13 Rizzo ITV Vale Belem PA 3

Fim do conteúdo da página